Eleição no domingo será a primeira totalmente informatizada

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

A eleição de 2002 será a primeira totalmente informatizada do país, na qual serão escolhidos seis candidatos: a deputado federal, deputado estadual, senador 1, senador 2, governador e presidente da República.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, para votar, no dia 6, o eleitor deve se dirigir das 8h às 17h a sua zona eleitoral, que será informada pelos Tribunais Regionais Eleitorais e publicada pelos principais jornais locais de cada cidade.

O TSE informa também que no teclado da urna eletrônica, parecido com o de um telefone, basta que o eleitor digite o número do candidato de sua preferência: em seguida aparecerão a foto, o número, o nome e o partido do candidato.

Se as informações estiverem corretas é preciso que o eleitor aperte a tecla verde "Confirma".

Após o registro do voto para presidente, a urna eletrônica fará um sinal sonoro mais intenso e longo e aparecerá a palavra "Fim".

Caso não apareçam todas as informações do candidato escolhido, o eleitor deve digitar a tecla laranja "Corrige" e repetir a votação.

Se a opção for votar em branco, basta digitar a tecla branco e confirmar o voto teclando em "Confirma".

Se o eleitor digitar um número inexistente de candidato e depois apertar a tecla "Confirma", o voto será anulado.

Se a opção for votar na legenda, o eleitor deverá digitar os dois primeiro algarismos do número do seu candidato e confirmar o voto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.