Avião desaparece com dez urnas eletrônicas no Amazonas

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

Um avião monomotor de prefixo PTE-BK, contratado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), e que transportava dez urnas eletrônicas, está desaparecido desde ontem, quando decolou de São Gabriel da Cachoeira, município-sede da região do Alto Rio Negro.

A assessoria do TRE foi comunicada do desaparecimento às 10h da manhã de hoje, após seguidas tentativas da Justiça Eleitoral em São Gabriel da Cachoeira de confirmar o pouso da aeronave em uma das três comunidades indígenas para onde se dirigia, na fronteira com a Colômbia.

O monomotor que pertence a empresa JVC, de Manaus, trazia além do piloto, um funcionário dos Correios e três universitários.

A Justiça Eleitoral comunicou imediatamente o fato à Superintendência da Polícia Federal, na capital amazonense, já que três das urnas desaparecidas seria usadas nas eleições do próximo domingo.

O TRE informou, porém, que não tinha como confirmar ainda se o monomotor a serviço da Justiça Eleitoral tinha enfrentado uma pane e caído na floresta do Rio Negro.

O local é de difícil acesso por causa de serra, montanhas e rios encachoeirados, que tornam impraticável a navegação para rápido resgate.

Salvo uma estrada de terra batida em péssimo estado entre São Gabriel da Cachoeira e Cucuí, última localidade setentrional entre o Brasil, Venezuela e Colômbia, não há rodovias na área.

São Gabriel da Cachoeira é um dos municípios para os quais o TSE aprovou o uso de tropas federais para garantir o pleito.

O monomotor desaparecido decolou no começo da tarde e deveria estar de volta no fim da tarde.

Como choveu durante a tarde, as autoridades imaginaram que o piloto pernoitara na última localidade - Taracuá, e estaria de volta hoje pela manhã. As duas outras localidades em que ele deveria pousar eram Iauretê e Pari-Cachoeira.

Uma pane nos telefone das três comunidades indígenas não permitiu saber, até o início desta tarde, se o avião pousou ou foi visto em um dos três locais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.