Uma nova pesquisa presidencial próximo do primeiro turno

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

A nova pesquisa do instituto Datafolha, realizada nesta quarta-feira, revelou um cenário indefinido para a eleição presidencial deste domingo.

O candidato do PSDB, José Serra, ganhou dois pontos em relação à pesquisa anterior e saiu do empate técnico com Anthony Garotinho, do PSB.

O petista Luís Inácio Lula da Silva não oscilou e continua líder isolado e perto de se eleger no primeiro turno.

Pela sondagem, Lula tem 45% do total de votos (tabela acima), mesmo índice atingido na pesquisa de sábado (abaixo).

Excluindo os eleitores indecisos (5%) e os que planejam votar em nulo ou em branco (3%), Lula alcança 49% dos votos válidos, sendo que precisa de 50% mais um para vencer sem segundo turno.

O índice torna o panorama imprevisível porque a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, isto é, Lula pode ter 47% ou 51% dos votos válidos.

A briga pela vice-liderança, no entanto, tornou-se mais definida em favor do tucano José Serra. Ele saltou de 19% para 21% do total de votos, o equivalente a 22% dos votos válidos.

Garotinho, seu principal rival na luta por uma vaga no segundo turno, ficou estacionado em 15% do total de votos, saindo do empate técnico que tinha com Serra na pesquisa anterior.

Ciro Gomes, do PPS, perdeu um ponto e aparece em quarto lugar com 10%.

O Datafolha entrevistou 8.068 eleitores de 388 municípios de todo o país.

O candidato Zé Maria, do PSTU, teve 1% das intenções de voto e Rui costa Pimenta, do PCO, não atingiu 1%.

Nas simulações de segundo turno realizadas, Lula vence Serra por 55% a 37%, Garotinho por 55% a 36% e Ciro por 58% a 33%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.