Funac programa 'Agenda de Outubro' para crianças e adolescentes

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

Cerca de 200 crianças e adolescentes que estão com seus direitos ameaçados, são vítima de violência ou se envolveram em atos de infração estarão envolvido nas atividades da “Agenda de Outubro”, que a Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac-MA), órgão da Gerência de Desenvolvimento Social (GDS) coloca em prática este mês. Eles participarão de festivais de arte, palestras, encontros, torneios esportivos e atividades recreativas.

O grupo de teatro de boneco Calunga, formado por crianças e adolescentes do bairro da Vila Isabel, mostrará em colégios de São Luís, de 4 a 25, a peça “A Minha melhor aula”, abordando temas ligados ao combate à violência. A primeira apresentação será amanhã (4), às 11 horas na Unidade Mista Carlos Madeira (Anjo da Guarda). No dia 8, às 9h30 na Unidade Japiaçu (Anjo da Guarda) e no dia 9, às 9h30 no Colégio arco-íris (Maranhão Novo). As direções de escolas ou grêmios estudantis interessados na apresentação podem entrar em contato com a Funac-MA (2314738 / 2319106 com Benigna, Liz Regina ou Isabel Cristina).

Na avaliação do gerente da GDS, Ricardo Zenni, as ações da Funac-MA estão sendo cada vez mais aprimoradas e apresentando resultados satisfatórios. “É importante que todos os segmentos da sociedade civil organizada pode dar a sua parcela de contribuição engajando-se nestas iniciativas”, convoca.

A maioria dos adolescentes mobilizados para as atividades vive nas 14 unidades mantidas pela Funac-MA, entre elas os quatro abrigos, os dois centros profissionalizantes, as três casas de internação (duas masculinas e uma feminina), a Internação Provisória Masculina e a de Liberdade Assistida. A presidente da Funac-MA, Claudete Ribeiro, afirma que qualquer criança e seus familiares, independente de sua situação, pode participar.

A programação inclui o Festival de Talentos (17 a 18 de outubro), um espaço no qual as crianças e adolescentes fazem apresentações musicais, de dança e teatro. Nos dias 21 a 25 acontecerá a Copa Funac de Futsal e nos dias 15 e 16 dois Corais, o Florescer (formado por crianças da Vila Esperança) e o Lírios do Vale (crianças da Madre de Deus) apresentam-se no 26º Festival Maranhense de Coros promovido pela UFMA.

O ponto alto da Agenda de Outubro será o Encontro de Adolescentes “Jovens de bem com a Vida” que será realizado no dia 26. Os próprios adolescentes (cerca de 150) estão organizando o evento por meio do qual eles serão orientados e motivados a organizar eventos, como seminários e encontros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.