Banda Catarina Mina se apresenta hoje na Praia Grande

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

No começo, era apenas um grupo de amigos reunidos para mostrar suas composições, as quais decidiram um dia levar aos palcos. Acabaram chegando às rádios e, a partir de hoje, estarão “fazendo um som” também nas telas. Sem instrumentos musicais em mãos, os integrantes da banda Catarina Mina estarão hoje, a partir das 20h, na livraria Poeme-se (Praia Grande), para a avant-première do videoclipe de Haicai, uma das quatro faixas que integram o CD demo As Aspas Serão Explicadas Adiante, lançado há menos de dois meses.

Apesar do nome fincado nas raízes culturais maranhenses (Catarina Mina foi uma famosa escrava, que ganhou muito dinheiro como prostituta e, no final de sua vida, rica, distribuiu dinheiro aos pobres e mandou alforriar vários escravos, entre outras ações), a banda tem feito prevalecer a cultura pop, e não essencialmente regional, em apenas dois anos de estrada. A começar pela apresentação nos shows de um repertório composto basicamente por composições próprias, o que resultou no rápido lançamento de um disco demo - processo bastante comum dentro do mercado fonográfico nacional, com o objetivo de divulgação do trabalho, especialmente nos veículos de comunicação.

Seguindo essa proposta, a banda decidiu investir no videoclipe de Haicai, a primeira música de trabalho de As Aspas Serão Explicadas Adiante. “A gente escolheu essa música justamente por ela ter uma boa execução nas rádios e uma boa aceitação nos shows”, justifica o vocalista Djalma Lúcio.

Com produção da própria banda e direção do cineasta Frederico Machado, as imagens de Haicai foram gravadas numa loja de um shopping center da capital, durante uma tarde. No roteiro, criado pelo baixista Bruno Azevedo, a banda, composta ainda pelo baterista Eduardo Patrício, aparecem como manequins.

“A idéia é mostrar a banda como manequim musical, executando sua música na vitrine de uma loja de roupas, enfocando a reação dos clientes e passantes”, explica Bruno, no material de divulgação do clipe.

Após um mês de finalização, o resultado foi aproximadamente três minutos de imagens feitas em widesdreen, com a câmera em punho e com a utilização apenas de luz natural, buscando uma linguagem simples e direta para atingir o público alvo.

EXPERIÊNCIA - Mesmo sendo a cultura do videoclipe ainda pouco difundida entre os artistas maranhenses que realizam um trabalho em nível local, Djalma Lúcio diz que a Catarina Mina não se intimidou quando surgiu a idéia de produzir o vídeo.

“A gente não tinha nenhuma experiência com isso, mas topamos, pelo exercício de lidar com a imagem da gente. É que nos shows acabamos perdendo a noção desse resultado final, que é passado ao público”, destaca o vocalista.

Para ele, o cenário musical maranhense passa por um bom momento quanto à divulgação em formato de videoclipe, devido ao surgimento de espaços para a veiculação. “Antes, a cultura do clipe não vingava aqui porque não tinha espaço para divulgar. Agora, estamos até acertando a exibição em alguns cinemas”, ressalta.

A primeira apresentação, no entanto, será destinada basicamente à imprensa local, numa noite em que a grande “estrela” estará na tela, sendo analisada pelos protagonistas e pelo assistente de direção, Vicente Júnior. Na ocasião, estarão à venda o CD demo As Aspas Serão Explicados Adiante e camisetas da banda. Hoje, no Poeme-se, Djalma Lúcio, Eduardo Patrício e Bruno Azevedo mostrarão novamente a sua música, sendo que desta vez estarão assistindo também na primeira fila.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.