Furacão adia lançamento do ônibus espacial Atlantis

CNN

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

CABO CANAVERAL, Flórida -- O primeiro lançamento de uma nave espacial tripulada dos Estados Unidos no espaço de quatro meses foi adiado por causa do furacão Lili.

A Nasa, a agência espacial norte-americana, resolveu suspender a contagem regressiva para o lançamento do Atlantis na terça-feira, um dia antes do lançamento, e não espera poder definir uma nova data antes da quinta-feira.

A missão do Atlantis, com seis astronautas a bordo, será levar material e equipamento no valor de 319 milhões de dólares para a Estação Espacial Internacional e já sofreu atraso de seis semanas, motivado pela necessidade de inspeções mais rigorosas e reparos em toda a frota de ônibus espaciais dos Estados Unidos.

"Vamos esperar e ver o que acontece, vamos ter que ficar como observadores", disse chefe da equipe de lançamento Ron Dittemore, que reside em Houston, onde está o Centro Espacial Johnson.

"É desencorajador fazer uma percurso tão longo até a Flórida, onde há basicamente bom tempo, e ver isso acontecer. Mas não há pressa".

Cerca de 30 integrantes da missão voltarão a Houston como medida preventiva, considerando uma próxima chegada de Lili. Os seis astronautas do Atlantis também poderão fazer o mesmo.

Quanto à Estação Espacial Internacional, o centro de controle da Rússia poderá assumir o trabalho de monitoração, se os controladores de vôo de Houston também tiverem que ser retirados da área por causa do furacão.

O principal equipamento que será levado pelo Atlantis é um novo sistema de refrigeração para a Estação Espacial Internacional.

Os astronautas que seguirão no Atlantis serão os primeiros visitantes para a equipe da Estação Espacial, integrada por um norte-americano e dois russos, que está em órbita desde junho.

Toda a frota de ônibus espaciais foi mantida em terra desde junho depois da descoberta de algumas fissuras nas conexões de combustível de alguns dos ônibus espaciais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.