Nem o céu é o limite para o censo russo

CNN

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

MOSCOU - O espaço não está mais além do alcance do censo da Rússia. Uma nave de carga russa acoplou-se à Estação Espacial Internacional Alfa, no domingo, levando uma equipe científica, combustível, oxigênio, água, frutas e ... dois formulários do censo nacional.

Os russos Valery Korzun e Sergei Treshchev, que estão em órbita, hospedados na estação espacial, preencherão os questionários e os enviarão de volta à Terra, unindo-se aos milhões de compatriotas no exercício do dever, que tem que ser cumprido entre 9 e 16 de outubro.

"As autoridades do censo vêem esse gesto como um símbolo importante. Eles querem demonstrar que, apesar de distantes, e eu diria muito distantes, os cidadãos têm vontade de participar do censo", declarou um porta-voz da agência.

As autoridades russas estão preparando uma operação gigantesca para realizar o censo ao longo do país mais extenso do mundo e veicularam uma grande campanha publicitária a fim de convencer a população a abrir suas portas aos funcionários do censo e ajudar a elaborar um estudo sócio-econômico da nação, vital para o planejamento da próxima década.

A população receia, no entanto, que o censo seja utilizado pelos fiscais de renda, mas as autoridades estão tentando aplacar tais apreensões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.