PSTU quer cancelar debate da Globo no Piauí

Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

TERESINA - O candidato do PSTU ao Governo do Piauí, Geraldo Carvalho, vai entrar com representação junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) contra a TV Clube, afiliada da Rede Globo, com pedido de indenização no valor de R$ 100 mil.

O candidato alega que foi alijado do debate organizado pela afiliada da emissora no Estado para o dia 2. "Eles nem justificaram nada, convidaram sete dos oito candidatos e nós estamos prejudicados", comentou Carvalho.

"Vamos tentar intermediar a nossa participação no debate através da comissão de propaganda eleitoral. O problema é que estamos tendo prejuízos, várias pessoas ligaram do interior achando que nós teríamos retirado a nossa candidatura, pois convidaram todos os candidatos a governador, menos nós", lamentou Carvalho.

O debate da Globo no Piauí está marcado para a próxima quarta-feira e será mediado pelo jornalista César Tralli. "Mantivemos um contato com a direção da TV Clube e eles simplesmente informaram que havia uma orientação da Rede Globo contra o PSTU. Mas não disseram o porquê. Não justificaram nada.

A Globo cassou a candidatura do PSTU", assinalou o candidato. Ele frisou que o PSTU foi prejudicado pela decisão da emissora.

"Estamos pensando em entrar com uma ação na Justiça para cancelar este debate se não houver a nossa participação. Ainda vamos fazer uma manifestação com todos os militantes na porta da emissora", adiantou Geraldo Carvalho.

Segundo ele, o PSTU nacional entrou na briga, porque a Rede Globo também não convidou o candidato a presidente da República, José Maria, para a rodada de entrevista com os presidenciáveis no Jornal Nacional. "Acho esta uma situação vergonhosa e absurda.

A assessoria jurídica vai verificar se há crime eleitoral. Vamos ainda entrar com uma ação indenizatória por causa dos prejuízos, inclusive de votos. No Piauí temos oito candidatos e não sete como teima em dizer a

emissora", assinalou o candidato a governador.

Carvalho disse que desconsideraram o partido com um boicote deliberado. "O PSTU já representou uma vez contra a Globo no TSE. O pedido foi negado.

Mas representaremos novamente porque consideramos que feriram o princípio da imparcialidade e da lisura. Achamos que o partido deixa de crescer e aparecer por conta desta medida da emissora. Eles estão induzindo a população a achar que o PSTU não tem candidatos. Nem sequer avisaram o partido desta decisão", reclamou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.