"Cidade sem Carro" acontece hoje na Litorânea

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

Um dia inteiro de lazer e educação. Assim será o domingo na Av. Litorânea, que este ano vai servir de palco para a Jornada Internacional da Cidade Sem Carro, mais um item da programação da Semana Nacional de Trânsito, que traz como tema “Celular, não fale no trânsito”.

Iniciada em 1998, na França, a Jornada busca chamar a atenção da população para o uso desordenado dos automóveis. Este ano, cerca de 2 mil cidades, em todo o mundo, estarão integrando a Jornada, que consiste em paralisar ruas ou avenidas de grande circulação durante um dia inteiro. São Luís é uma delas. Desde o ano passado, a cidade integra a jornada.

Em 2001, no trecho entre o Colonial Shopping, na Rua da Paz, até a Praça João Lisboa, no Centro, diversas atividades artísticas e culturais aconteceram. Ao todo, 18 quarteirões foram interditados e as pessoas incentivadas a andar de bicicleta, a saírem para passear com os filhos pelas ruas do Centro. Nesse dia eles puderam ver como a cidade se torna mais segura, mais humana sem um fluxo intenso de carro, que hoje é um grande risco para nossa sociedade.

Este ano a “Cidade sem Carro” vai acontecer na Av. Litorânea, no dia 22 (domingo). Diversas atividades artísticas, culturais e recreativas estão sendo elaboradas para o local, um dos mais movimentados da cidade. “A intenção é mostrar para a população como a cidade se torna mais segura, mais humana com o fluxo reduzido de veículos.

Então, durante todo o domingo, vamos ter na Litorânea um dia inteiro de lazer, com passeios ciclísticos, brincadeiras e teatro. E através dessas atividades vamos estar trabalhando a educação no trânsito”, comenta o vice-presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Maranhão (CETRAN-MA), Jerry Abrantes. O CETRAN-MA é o órgão responsável no estado pela coordenação da Semana Nacional de Trânsito.

No local também haverá exposição de trabalhos feitos por órgãos da área de trânsito, de segurança pública e de empresas de transportes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.