Orca do filme "Free Willy" reaparece na Noruega

CNN

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

OSLO -- A orca Keiko, estrela do filme "Free Willy", foi parar no Fiorde de Skaalvik, na Noruega, seis semanas após ser devolvida à vida selvagem, na Islândia.

"É com certeza ele. Nós o rastreamos desde a Islândia", disse na segunda-feira Fernando Ugarte, membro da equipe que monitora o progresso do animal para a Ocean Futures Society e a Humane Society, dos Estados Unidos.

Keiko, que é de uma espécie popularmente conhecida como baleia assassina, foi capturado perto da Islândia em 1979, quando tinha dois anos, e passou a maior parte da vida em cativeiro, no Canadá e no México. Voluntários levaram anos o treinando para voltar à natureza.

Ele foi libertado de seu cercado em julho passado e nadou cerca de 1.400 quilômetros até o oeste da Noruega.

Ao chegar ao fiorde, a orca surpreendeu e encantou os noruegueses, que a acariciaram, nadaram com ela e subiram nas suas costas.

Falando por telefone de um navio na área, Ugarte disse que Keiko estava em excelente forma, mas ainda parecia preferir a companhia dos humanos à de outras baleias. Ele informou que sua equipe continuará a observá-lo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.