Ciro Gomes enfrenta queda nas pesquisas autoconfiante

Reuters

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

PORTO ALEGRE, 1 de setembro - O candidato da Frente Trabalhista à Presidência, Ciro Gomes, enfrentou neste domingo a baixa temperatura no Rio Grande do Sul com muita autoconfiança, desacreditando que as mais recentes pesquisas de intenções de voto sinalizem o resultado do primeiro turno das eleições.

Ciro, vestido com poncho, um típico traje gaúcho para enfrentar temperatua de dez graus centígrados, fez campanha ao lado da atriz Patrícia Pillar em Esteio, a 20 quiolômetros de Porto Alegre. Na cidade acontece a Expointer, a maior exposição agropecuária da América Latina.

"Aos 45 anos de idade estou sempre disposto a aprender um pouco mais, mas é muito improvável que eu possa me tornar outra pessoa. Eu sou assim mesmo. E quero dizer que não tenho muita queixa sobre mim mesmo", afirmou Ciro.

"Tenho também uma larga experiência em eleições e sei que as pesquisas têm um baixíssimo índice de confiabilidade", disse o candidato ao se referir ao índice crescente de rejeição a sua candidatura desde o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.

O candidato do PPS atacou o tom adotado pelo programa eleitoral do adversário da aliança PSDB-PMDB, José Serra. "O programa do candidato do governo manipula imagens clandestinas e os ataques são grosseiros, violentos e covardes", afirmou.

Ciro chegou à Expointer por volta das 15h30. Visitou os estandes de exposição de animais, deu uma entrevista coletiva e participou de um almoço da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

A comitiva contou com o reforço do candidato ao governo do Estado, Antônio Britto, e do pedetista Leonel Brizola, ex-governador do Rio. O presidenciável José Serra também esteve no Rio Grande do Sul na sexta-feira e no sábado, tendo recebido o apoio formal do senador gaúcho Pedro Simon, do PMDB.

Ciro Gomes está tecnicamente empatado com José Serra no Rio Grande do Sul, quinto maior colégio eleitoral do país, segundo pesquisa do Ibope divulgada no sábado.

O candidato da Frente Trabalhista tem 22 por cento das intenções de voto contra 24 por cento de Serra. Luiz Inácio Lula da Silva, da coligação liderada pelo PT, está em primeiro, com 34 por cento.

Em levantamento feito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no começo do mês de agosto, o petista aparecia atrás de Ciro Gomes.

O Ibope não registou mudança no quadro sucessório estadual. Antônio Britto manteve os 36 por cento das intenções de voto que já havia obtido há 15 dias. Tarso Genro, do PT, ficou com 30 por cento, contra 29 da pesquisa anterior.

A maior oscilação foi registrada na queda dos indecisos. Eles eram 16 por cento há duas semanas e agora ficaram em 11 por cento.

O maior beneficiado foi Germano Rigotto, do PMDB, que cresceu de 5 para 9 por cento. A margem de erro da pesquisa, que ouviu 1.200 pessoas, é de 2,8 pontos percentuais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.