Aniversário da cidade será celebrado com show todo domingo

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

Já foi dada a largada e começa no domingo, 1º de setembro, a festa de aniversário de 390 anos da cidade de São Luís. Com uma vasta programação, promovida pelo governo estadual e coordenada pela Fundação Cultural do Maranhão, a festa de São Luís foi, batizada "Viva São Luís - Um Setembro de Festas", ocupará todo o mês com shows musicais e apresentação e grupos da cultura popular em muitos pontos da ilha.

A festa de aniversário da cidade começa no domingo com a programação "Domigões na Lagoa", na Lagoa da Jansen, na Ponta d'Areia, a partir das 18h. Serão cinco domingos de shows musicais reunindo os artistas maranhenses que fazem do canto, sua maior expressão de arte.

O primeiro show "Celebrando São Luís" terá como atrações o Coral São João; o cantor Fernando de Carvalho; os cantores líricos Simão Amaral, os irmãos Lívia e Gustavo Correa e Núbia Maranhão; Quarteto Insensatez e encerra com o show baile com a orquestra Big Band da Escola de Música Lilah Lisboa.

Os participantes - Coral São João, regido por Fernando Moucherek - O Coral de São João vem de uma longa caminhada. Formado há 25 anos, ele já participou de inúmeros festivais, encontros e concertos em todo o país. Com um repertório que vai do clássico ao popular, do erudito ao moderno, com adaptações para o canto em conjunto, o coral São João será a atração que abrirá a festa de comemoração de aniversário dos 390 anos de São Luís, convidado pela Fundação Cultural do Maranhão. No repertório clássicos da música brasileira e maranhense.

Fernando de Carvalho - Reunindo um repertório que parte de composições eruditas até o popular, passando pela música brasileira e clássicos estrangeiros e um destaque para as músicas do cd Clássicos, lançado no ano passado. Fernando de Carvalho será a segunda atração da programação da Lagoa no 1º de setembro. "A idéia é fazer uma retrospectiva dos 5 anos de carreira, partindo desde os primeiros trabalhos realizados em 1997 até agora", avisa o cantor. O show de Fernando de Carvalho tem direção musical de Henrique Duailibe e terá como convidado especial Alessandro Batista que fará um solo e divide com Fernando uma outra música no show. Com 1 hora de duração, o show terá no repertório Louvação a São Luís, de Bandeira Tribuzi; Bela Mocidade, eternizada por Coxinho, além de composições que ganharam fama mundial através de Hollywood e da Broadway, são algumas das pérolas que serão interpretadas por Fernando de Carvalho.

Cantores líricos - Terceira atração da noite, o show contará com as vozes de Simão Amaral (barítono), Núbia Maranhão (soprano) e os irmãos Lívia (soprano) e Gustavo Correa (tenor), onde cada um interpretará 3 músicas que formam um repertório passando pelo erudito, barroco até o contemporâneo, com composições de Portaro, Diva Balada, Alberto Costa e Emílio Lago. "Nós temos realizando apresentações em concertos, recitais ou encontros, de forma individual, entretanto, para homenagear a cidade, na festa de aniversário, resolvemos aceitar o convite da Funcma para juntarmos as vozes e realizarmos este recital", confessa Simão Amaral, professor de canto da EMEM.

Os cantores que participam desse show são detentores de prêmios significativos em encontros e mostras locais e regionais, como é o caso dos irmãos Correa, que foram os grandes vencedores da 6ª Mostra de Canto Lírico, recentemente realizada em São Luís, onde Lívia foi agraciada com o 1º lugar e Gustavo ficou em 2º na categoria júnior. Núbia Maranhão, veterana no canto lírico, já participou inúmeras vezes em festivais e concertos. Foi contemplada em 2º lugar na 4ª Mostra de Canto de São Luís. Simão Amaral é professor de canto do quadro da Escola de Música do estado Lilah Lisboa, há 18 anos. É presença garantida em mostras e recitais fora do estado, É também o coordenador da Mostra de Canto Lírico da UFMA.

Quarteto Insensatez - Surgido há 4 meses, o Quarteto Insensatez será a quarta atração na festa do domingo, na Lagoa. Formado por Arlindo Carvalho (bateria), Adelino Valente(piano), Arlindo Piupiu (contra-baixo acústico) e Luis Mochel (voz). O repertório do grupo é formado por música brasileira, sobretudo bossanova e de ritz de jazz, interpretando Cole Porter, Frank Sinatra, Ella Fritzgerald, Jonny Alves, Tom Jobim e tantos outros.

Para Arlindo Carvalho, o Insensatez nada mais é que a reunião de quatro insensatos que a partir de uma brincadeira chamada grupo Ferro-Velho, anteriormente formado por Celson Mendes, Célio Miuniz, Piupiu e ele, foi criado com uma nova formação com a saída de Celson e Célio, com um jeito despojado e sem compromisso, de tocar música e divertir o público espectador, em bares e casa de shows. A brincadeira acabou dando certo e o

quarteto passou a aceitar convites e apresentação na noite e hoje já vem tendo um reconhecimento do público. "Pensamos no início em fazer um resgate da

boa música, da nossa geração, mas para nossa surpresa, o que temos visto é que a moçada que está por aí, na noite, canta com a gente nos shows e bares", confessa Carvalho. O grupo agora parte para realizar o projeto de gravar um cd com esse mesmo repertório que apresenta nos shows e se firmar como um grupo que mostra música de qualidade.

Big Band - O show da orquestra Big Band, da Escola de Música do Estado Lilah Lisboa, será a última atração da programação do primeiro dia do Viva São Luís, promovida pela Funcma, em comemoração aos 390 anos de São Luís. Já conhecida do grande público pelas apresentações que vem realizando na cidade nos grandes eventos, a Big Band é formada por 28 músicos, entre professores e alunos da Escola de Música que têm na orquestra, uma oportunidade de por em prática o aprendizado de sala de aula. Formada pó instrumentos de sopro, bateria, percussão, e cordas. "A Big Band é uma orquestra que usa uma repertório considerado eclético, nós tocamos de tudo um pouco, nesse shows de abertura da programação de aniversário da cidade, o público vai ter a alegria de poder ouvir e dançar ao som de mambos, boleros, forró, jazz, romance e pop/contemporâneo", avisa Francisco Padilha, diretor musical e maestro que divide com Tomás Aquino a função de reger a orquestra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.