Parque Independência será monitorado por aparelhos

O esquema de segurança da 46ª Exposição Agropecuária do Maranhão terá quatro câmeras de vídeo instaladas em pontos estratégicos.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h32

O esquema de segurança da 46ª Exposição Agropecuária do Estado do Maranhão (Expoema) trará algumas inovações. A principal novidade são quatro câmeras de vídeo que serão instaladas em pontos estratégicos do Parque Independência. As câmeras vão servir para monitorar os principais pontos sensíveis, como estacionamentos e a arena de shows. Esse equipamento de vídeo tem a capacidade de filmar em 360 graus.

Outra novidade deste ano é que a Polícia Civil disponibilizará uma equipe de policiais e escrivãos para que sejam registradas queixas e ocorrências sem precisar sair do parque de exposições.

O esquema de segurança da Expoema este ano contará ainda com um batalhão formado por 750 homens, entre seguranças contratados, policiais civis, militares e bombeiros. Ao todo, serão 300 pessoas trabalhando à noite e outras 100 de dia, para garantir o bom andamento das atividades da exposição.

Segundo o coordenador de segurança da 46ª Expoema, José Lúcio da Silva Filho, o esquema de segurança foi todo revisto e os seguranças e policiais ainda passarão por um treinamento antes da abertura da exposição.

“O esquema de segurança traz algumas novidades em relação ao ano passado. Teremos um número maior de pessoas trabalhando para garantir a segurança. Esse pessoal, tanto policiais como bombeiros e seguranças contratados, ainda passará por um processo de treinamento, no qual aprenderão como trabalhar com o público. Além disso, teremos câmeras de vídeo que vão nos ajudar a perceber pontos de aglomeração e dar o alerta para as nossas equipes de segurança. A idéia é antecipar os problemas”, afirmou Silva Filho.

Todo esse pessoal passará por uma simulação de treinamento para aprender como reagir em situações de emergência. “Vamos dar algumas instruções e passar experiências que já tivemos em outros eventos. Iremos simular as mais diversas situações”, explicou.

Os seguranças estarão todos identificados por coletes e postados no perímetro do Parque Independência. “Eles serão um ponto de referência para as pessoas que vão ao Parque Independência. Para nós, elas são clientes e temos que prestar um bom serviço para fazê-las voltar no próximo ano”, destacou.

O comando de toda a operação será centrado no estande da Gerência de Justiça, Segurança e Cidadania (Gejusp) e no QG da segurança. Também haverá dois postos avançados com policiais civis e militares.

Na área do show foram colocadas quatro entradas sinalizadas. “Elas foram dispostas de modo a evitar o esmagamento de pessoas em caso de tumulto e foram sinalizadas para que as pessoas possam se orientar na hora de sair de maneira mais rápida”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.