Cinema BR em circuito por São Luís

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h32

Em suas duas facetas, o projeto Cinema BR em Movimento volta a movimentar São Luís. No Circuito Universitário a atração é o premiado Bicho de Sete Cabeças, de Lais Bodanzky. Já no Comunitário, o cartaz é Samba Riachão, de Jorge Alfredo. Bicho... será exibido hoje e amanhã, às 17h, na Faculdade São Luís, depois segue um roteiro por outros campi. Samba Riachão será apresentado hoje, às 18h30, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e dia 31, às 19h, em São José de Ribamar.

Estrelado por Rodrigo Santoro, Bicho de Sete Cabeças é um dos filmes nacionais mais premiados nos últimos anos. São prêmios em festivais de cinema do país e do mundo. O bom desempenho de Santoro e a boa repercussão do filme acabou rendendo ao ator convites para outras produções. Atualmente, ele é um dos nomes de destaque do cinema nacional, estando inclusive em Hollywood, onde negocia participação no filme As Panteras.

No roteiro de Bicho de Sete Cabeças, a história de um jovem que acaba internado em um sanatório por causa da ignorância do pai. Inspirado no livro autobiográfico Canto dos Malditos, do curitibano Austregésilo Carrano Bueno, escrito no final dos anos 70, o filme conta a trajetória de Neto, um garoto de uma família de classe média brasileira que é tido pelo pai como doente mental por estar consumindo maconha. Emocionante, a história resgata a realidade vivida nos manicômios, onde os sãos acabam ficando loucos.

Na berlinda, a temática da intolerância, da falta de diálogo na família e dos mecanismos de repressão da sociedade brasileira. O filme fornece elementos ricos para os debates promovidos após as sessões, com alunos, professores e funcionários das universidades.

Comunidade – A história do sambista e compositor baiano Clementino Rodrigues, o Riachão, serve de enredo para o documentário de Jorge Alfredo. Samba Riachão foi escolhido melhor filme no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Autor da marchinha Cada Macaco no seu Galho, Riachão vivenciou todas as transformações no mercado da MPB e dos meios de comunicação no século XX. O documentário apresenta o artista e a obra, verdadeiras crônicas musicais da cidade. Na tela, também depoimentos de nomes como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Tom Zé, Carlinhos Brown e Caetano Veloso, conterrâneos e admiradores do compositor.

Desde a estréia do projeto Cinema BR em Movimento, em maio de 2000, até meados de maio de 2002, foram exibidos 13 longas-metragens para 409.006 espectadores em todos o país. Ao todo, aconteceram 2.244 sessões, nos dois circuitos. Ao longo deste ano, o projeto estará presente em 200 municípios e em 100 universidades do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.