Janeiro Roxo

Carreta da Hanseníase atende moradores no Viva Outeiro, em São José de Ribamar

Ação da campanha Janeiro Roxo ocorre das 8h às 16h, até esta sexta-feira (21).

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 26/03/2022 às 18h34
Os pacientes passam por consulta na Carreta Hanseníase.
Os pacientes passam por consulta na Carreta Hanseníase. (Foto: Ilano Lima/Divulgação)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Seguem até esta sexta-feira (21) os atendimentos da Carreta da Hanseníase, no Viva Outeiro, em São José de Ribamar, das 8h às 16h. A atividade integra as ações da campanha Janeiro Roxo, cujo tema do Maranhão é “Hanseníase: Identificar, Tratar e Curar”.

Os pacientes passam por consulta de enfermagem e médica e, em caso de diagnóstico positivo para hanseníase, é iniciado o tratamento na unidade móvel. Depois, o paciente continua com recebendo assistência nas Unidades Básicas de Saúde do município.

O atendimento na Carreta da Hanseníase obedece aos protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 e síndromes gripais. Para a segurança dos pacientes, foi montado um ponto de triagem onde as pessoas passam por uma entrevista e testagem antes de serem direcionadas para o atendimento interno na carreta.

Dona Valdeci Costa, de 60 anos, comentou que a carreta chegou em boa hora. “Há mais ou menos duas semanas, começaram a aparecer pequenas coceiras na minha pele. Então, quando soube que o serviço estaria disponível, resolvi aproveitar. Com certeza é algo muito positivo, pois é muito bom saber que existem pessoas que se preocupam com a gente, ainda mais com aqueles com pouca condição financeira para pagar os exames”, disse.

A ação é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pela Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus),

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.