No domingo

Lava-Bois provoca aglomeração de pessoas sem máscaras em São José de Ribamar

Mesmo com proibição de eventos com mais de 150 pessoas, o Lava-Bois foi realizado nesse domingo (4), na cidade balneária, e arrastou uma multidão às ruas.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – O fim de semana foi de aglomeração e desrespeito às medidas sanitárias em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís. Mesmo com a proibição de eventos com mais de 150 pessoas, foi realizado o tradicional Lava-Bois no município que levou uma multidão às ruas da cidade balneária, nesse domingo (4).

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o grande número de pessoas que participaram do Lava-Bois, a maioria sem máscara e não obedecendo o distanciamento social, medidas necessárias para conter a propagação do novo coronavírus.

A Prefeitura de São José de Ribamar havia anunciado que o Lava-Bois, de fato, ocorreria, mas que seria de forma on-line, com toda a programação transmitida pelos canais oficiais do órgão, por mais de cinco horas. Entretanto, o Bumba Meu Boi de Ribamar foi às ruas, acompanhado por um trio elétrico, e arrastou uma multidão por onde passou.

De acordo com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), em coletiva de imprensa realizada na sexta-feira (2), estão permitidos no Estado eventos com limitação de 150 pessoas, desde que obedeçam aos protocolos sanitários de distanciamento social e uso de máscara, o que não foi visto no Lava-Bois em São José de Ribamar.

O nome Lava-Bois foi dado à festa justamente por ela encerrar a temporada junina e de bumba meu boi. Relatos da década de 1950 dizem que o evento surgiu de um ritual promovido por boieiros que foram até o município de São José de Ribamar pagar uma promessa de São João.

Ao Imirante.com, por meio de nota, a Prefeitura de São José de Ribamar informou que não foi responsável pelo arrastão realizado pelo Boi de Ribamar, no município, e que, assim que soube do ocorrido, acionou a equipe que atua na fiscalização do decreto municipal para dispersar o público.

Ainda segundo a Prefeitura de Ribamar, todas as medidas estão sendo tomadas para chegar aos responsáveis e puni-los, conforme o decreto municipal.

Leia a íntegra da nota:

"A Prefeitura de São José de Ribamar esclarece que não foi responsável pelo arrastão realizado pelo Boi de Ribamar, no município, no último domingo (4). Assim que soube do ocorrido, acionou sua equipe que atua na fiscalização do decreto municipal para dispersar o público.

A prefeitura informa, também, que todas as medidas estão sendo tomadas para chegar aos responsáveis e puni-los, conforme o decreto municipal."

Veja outro vídeo:

*Matéria atualizada às 10h24, para acréscimo da nota da Prefeitura de São José de Ribamar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.