Cadastro prévio

Idosos de Ribamar serão cadastrados para vacinação contra a Covid-19

Segundo a Semus, os agentes comunitários de saúde passarão, a partir de quarta-feira (10), em cada casa com a ficha de registro para o cadastro dos idosos.

Imirante.com, com informações da Semus/SJR

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
De acordo com a Semus não há previsão para o início da administração das doses, mas as pessoas idosas terão que fazer um cadastro prévio para garantir que a vacinação ocorra de forma ordenada e sem aglomerações.
De acordo com a Semus não há previsão para o início da administração das doses, mas as pessoas idosas terão que fazer um cadastro prévio para garantir que a vacinação ocorra de forma ordenada e sem aglomerações. (Foto: Divulgação/Semus/SJR)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São José de Ribamar anunciou, neste sábado (6), que está montando uma estratégia de cadastramento de pessoas idosas, a partir de 60 anos, para que sejam imunizadas na segunda etapa da vacinação contra a contra a Covid-19 no município.

De acordo com a Semus não há previsão para o início da administração das doses, mas as pessoas idosas terão que fazer um cadastro prévio para garantir que a vacinação ocorra de forma ordenada e sem aglomerações.

A Secretaria informou que, para realizar o cadastro, os idosos não precisarão sair de suas residências, pois os agentes comunitários de saúde passarão, a partir de quarta-feira (10), em cada casa com a ficha de registro para o preenchimento.

Para evitar aglomerações e o contágio do coronavírus, um levantamento está sendo realizado para escolha dos locais de vacinação. Escolas serão escolhidas para viabilizar a campanha de vacinação, de acordo com o número de pessoas do público-alvo de cada região.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os diretores e enfermeiros passarão por uma capacitação, nesta segunda-feira (8), na SEMUS. Objetivo é preparar os profissionais para a organização e execução da campanha de vacinação contra Covid-19 para a 2ª fase.

Primeira fase de imunização

Ainda de acordo com a Secretaria, na primeira fase de imunização, que está em andamento, apenas profissionais da saúde estão sendo vacinados com a 1ª dose.

Os profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19, emergências, UTIs e centro cirúrgico, foram os primeiros a receberem a vacina. Estes profissionais fazem parte da Rede Acolhe, Hospital e Maternidade Municipal de São José de Ribamar, Upa do Araçagy, Hospital São Luiz e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e foram vacinados nos seus locais de trabalho.

Os agentes comunitários de saúde, de endemias e demais trabalhadores de saúde com mais de 60 anos já estão sendo imunizados na Secretaria de Saúde.

Vacinas

De acordo com a estimativa do Governo do Estado, São José de Ribamar possui 2.310 profissionais de saúde. Até o momento, o município já recebeu 1.609 doses de vacinas, sendo 879 Coronavac (Sinovac/Buntantan) e 730 Covishield (AstraZeneca/FioCruz). Da Coronavac, foram administradas 866 doses, e 100 doses da Covishield já foram aplicadas.

Plano de Vacinação

A primeira fase ainda está em curso, onde apenas profissionais da saúde estão sendo imunizados. A Prefeitura solicitou o empréstimo de vacinas por meio da Semus, para que os indígenas residentes nos municípios fossem incluídos nesta fase de imunização. Quarenta membros desse grupo tomaram a primeira dose da vacina.

A segunda fase ainda não tem data para começar. Nela, serão vacinadas pessoas idosas a partir dos 60 anos, previamente cadastradas pelos agentes comunitários de saúde.

Pessoas com diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave, serão imunizados na terceira fase de vacinação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.