Investigações

Presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar é afastado do cargo pela Justiça

Polícia investiga prática de fraudes licitatórias e peculato, crimes que podem ultrapassar desvio de valores na ordem de mais de R$ 300 mil.

Imirante.com, com informações da Polícia Civil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (17).
Operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (17). (Foto: divulgação / Polícia Civil)

SÃO LUÍS - A Polícia Civil do Maranhão cumpriu, na manhã desta quinta-feira (17), a Mandados de Busca e Apreensão expedidos pelo juízo da Central de Inquéritos de São Luís, em desfavor de servidores da Câmara dos Vereadores de São José de Ribamar, dentre os quais, o seu Presidente, Beto das Vilas, e o seu Diretor Administrativo. A Operação policial foi realizada pela Superintendência Estadual de Combate à Corrupção (Seccor).

De acordo com a Polícia Civil, esta é a segunda fase de uma operação que investiga a prática de fraudes licitatórias e peculato, crimes que podem ultrapassar desvio de valores na ordem de mais de R$ 300 mil.

De acordo com a investigação, os valores são decorrentes, principalmente, da contratação irregular de supostos serviços odontológicos e de assessoria em licitações. A primeira fase desta operação foi realizada no dia 2 de junho deste ano, quando a Seccor realizou uma busca e apreensão na sede da Câmara Municipal de São José de Ribamar.

Na decisão do Juiz de Direito que expediu os Mandados cumpridos hoje, houve também outras determinações aos investigados: a proibição de acesso/frequência da dependências da Câmara Municipal de São José de Ribamar, município que faz parte da Grande São Luís, e suspensão do exercício de suas funções públicas por tempo indeterminado, sob pena de imediata decretação de prisão, no caso do descumprimento destas medidas.

As investigações do caso continua na Seccor até que seja finalizado o Inquérito Policial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.