São José de Ribamar

Sem água nas torneiras, moradores do bairro Outeiro reclamam de transtornos

O abastecimento de água vem por meio de carros pipas, que fornecem água para algumas ruas.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – Os moradores da rua São Judas Tadeu, no bairro Outeiro, em São José de Ribamar, reclamam da falta d’água encanada e da ausência do poço na localidade deixando os moradores sem abastecimento de água potável.

Segundo informações dos moradores, não existe há aproximadamente três meses o abastecimento de água encanada nas residências e a população é prejudicada, pois agora o único modo de abastecimento nas casas é por meio de carros pipas, que transportam água para os reservatórios das casas, que na maioria das vezes não serve para as necessidades pessoais, como diz Ediner Nogueira, morador do bairro. “A água é suja, e não serve para beber e nem serve para cozinhar”, afirma.

Carro pipa fornecendo água para a população. Foto: Klicya Nogueira / Imirante.com
Carro pipa fornecendo água para a população. Foto: Klicya Nogueira / Imirante.com

Conforme informado, o prazo para à conclusão do reparo no poço foi de 30 dias, mas, até o momento, nenhuma medida definitiva foi tomada. Apesar de não terem uma regularidade no fornecimento de água, os moradores recebem mensalmente a cobrança da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

Em conversa com uma das empresas que abastecem o bairro, segundo dito, existe um cronograma de abastecimento, como explica Weliton Nogueira. “Existe uma demanda, um dia sim e outro não em cada rua. É que a quantia do reservatório que os moradores têm em casa é muito pouco”, explica o trabalhador das empresas.

Quanto ao poço que abastecia o bairro, os moradores afirmam que nunca souberam o real motivo pelo qual foi interditado, mas declaram que só foram informados após fechamento do local. Vários pontos deste bairro estão com o mesmo problema e o descaso se agrava, pois há famílias que nem o dinheiro para comprar água têm, como declara Clayder Nogueira. “O galão custa quatro reais, e a água acaba rápido. Se já é difícil pra quem tem dinheiro, imagine para quem não têm”, garante o morador.

Local onde o poço do bairro será feito. Foto: Klicya Noguieira / Imirante.com
Local onde o poço do bairro será feito. Foto: Klicya Noguieira / Imirante.com

Por meio de nota, o Governo do Estado informa que a empresa responsável pelo abastecimento de água, no município de São José de Ribamar é a Odebrecht Ambiental. Tentamos entrar em contato com a empresa, mas, até o momento, não obtivemos resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.