Veja em VÍDEO

Via pública é tomada por mato e esgoto

O que antes era uma rua, foi tomado pela vegetação.

Ana Beatriz Santos / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
 Foto: Ana Beatriz Santos / Imirante.com
Foto: Ana Beatriz Santos / Imirante.com

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – “Nós moramos em uma selva”, é o que relata uma moradora da avenida Projetada, localizada entre os bairros Cohabiano II e Novo Cohatrac, no município de São José de Ribamar. Ela, que não quis se identificar, afirma que a avenida está totalmente abandonada.

A equipe do Imirante.com esteve lá e constatou que o local, que antes era uma rua, foi tomado pela vegetação. O esgoto e o mato tomaram conta da via, impedindo a passagem de qualquer tipo de veículo. No local, há uma placa informando que a avenida está inclusa em um programa de desenvolvimento urbano que contempla os bairros Centro, Vilagio do Cohatrac, Cohabiano II, Cohabiano X, Novo Cohatrac, Alto do Itapiracó e Riozinho com obras de terraplanagem, pavimentação e drenagem superficial.

Na placa, há a informação de que as obras seriam iniciadas e concluídas em 2014. Entretanto, até o momento, o que se vê no local é somente mato e esgoto. Devido a invasão da vegetação, a população se viu obrigada a transitar por caminhos estreitos e cercados de lama.

 Foto: Ana Beatriz Santos / Imirante.com
Foto: Ana Beatriz Santos / Imirante.com

Segundo moradores, há um ano, o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, foi ao local e fez um comício divulgando o início das obras.

“É uma rua projetada, mas de mato e lama. Quando chove, a gente só não usa uma canoa, porque não tem. O jeito é esperar a chuva passar, para poder meter o pé na lama e no mato”, diz a dona de casa Maria do Socorro.

A moradora relata que, por várias vezes, pagou para alguém para retirar o mato da frente de sua casa. “Eu cansei de pagar para capinar aqui na frente. Mas eu desisti. Meu bolso não aguenta ficar gastando com uma coisa que é de responsabilidade da prefeitura arrumar. Não pedimos nem mais o asfalto, mas ao menos que tirem esse mato da rua”.

Ela reclama que, devido a dificuldade de acesso à rua, os taxistas e mototaxistas cobram mais caro para deixar passageiros na região. “Além de ser difícil passar aqui, esse mato ainda serve para esconder ladrão. À noite, ninguém se arrisca em passar aqui, porque vira uma área de usuários de drogas e assaltantes”, afirma a moradora.

A população afirma que já pensou em interditar a principal via de acesso ao bairro, como forma de chamar a atenção para o descaso que se encontra o local.

Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de São José de Ribamar informa que as obras de asfaltamento dos bairros citados na matéria estão paradas devido a falta de repasse de recurso pelo Governo do Estado do Maranhão.

Veja nota na íntegra

A Prefeitura Municipal de São José de Ribamar vem através desta informa que as obras de asfaltamento dos bairros citados na reportagem encontram-se paradas devido o não repasse do recurso pelo Governo do Estado. O convênio entre a Prefeitura e Governo do Estado foram firmados ano passado através da Secretaria das Cidades e foram repassados apenas 30% dos recursos, onde foram aplicados em alguns dos bairros que constam no Ordem de Serviço. Enviaremos, portanto, equipe de roço e capina para o local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.