Santuário

Novenário comemora centenário da Igreja Matriz do Santuário de São José de Ribamar

Tema reforça sentimento de devoção ao santo milagroso no Maranhão.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
Construção da Igreja Matriz durou pouco mais de dois anos e foi inaugurada em 8 de setembro de 1917.
Construção da Igreja Matriz durou pouco mais de dois anos e foi inaugurada em 8 de setembro de 1917. (Divulgação / PMSJR)

SÃO LUÍS – Com o tema "São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão: 100 anos de evangelização", o novenário a São José, que ocorre a partir desta terça-feira (10) e vai até 19 de março, comemora os 100 anos de edificação da Igreja Matriz do Santuário de São José de Ribamar – Região Metropolitana de São Luís –, templo que atrai milhares de peregrinos o ano inteiro e famoso por abrigar a maior festa religiosa do Estado. As obras da igreja se iniciaram em março de 1915, por ordem do bispo do Maranhão, Dom Francisco de Paula e Silva. A construção durou pouco mais de dois anos e foi inaugurada em 8 de setembro de 1917.

O tema reforça o sentimento de devoção ao santo milagroso. "São José é o padroeiro de todos nós, queremos que este título esteja sempre mais nos lábios e no coração do nosso povo", afirma o reitor do Santuário, padre Cláudio Roberto. Já o lema, "Igreja: semente do reino de Deus na sociedade", mostra a sintonia com a Campanha da Fraternidade. Para 2015, o novenário apresenta uma programação inteiramente religiosa com missas, novena, louvor e atrações da própria paróquia, que serão apresentadas após a novena, no largo do Santuário.

No dia 19, dia de São José, uma grande e tradicional procissão sairá da igreja centenária e percorrerá as ruas da cidade, encerrando com uma missa campal. "Esperançosos de realizarmos um bom novenário, pedimos a todos que colaborem com a sua oração, com a sua presença participativa e com as suas ofertas", convida o padre Cláudio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.