Improbidade administrativa

Gil Cutrim é acionado por improbidade devido a irregularidades em Portal da Transparência

Ministério Público do Maranhão ajuizou, em 30 de janeiro, Ação Civil por ato de improbidade administrativa contra o prefeito Gil Cutrim.

Imirante.com, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Foto: Biné Morais/O Estado)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) ajuizou Ação Civil por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim. O motivo, segundo o MP-MA, foi a omissão do município em adequar o seu Portal da Transparência à lei específica (Lei n° 12.527/11).

Na ação, a promotora de Justiça Elisabeth Albuquerque de Sousa Mendonça requer a condenação do prefeito ao ressarcimento integral de eventuais danos causados, à perda da função pública e à suspensão de seus direitos políticos de três a cinco anos.

Outras sanções solicitadas pela representante do MP-MA são o pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração recebida e a proibição de contratar com o Poder Público e/ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos.

Medidas

A primeira providência tomada pelo Ministério Público para exigir a adequação do Portal da Transparência de São José de Ribamar à Lei da Transparência foi a proposição, em novembro de 2012, de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), estabelecendo 4 de março de 2013 como o prazo final para o cumprimento das medidas.

Em setembro de 2013, ao verificar que o portal ainda não havia publicado informações referentes à folha de pagamento, despesas e receitas, procedimentos licitatórios e contratos do município, como determina a legislação, a promotora de Justiça encaminhou ao prefeito Gil Cutrim a Notificação Recomendatória n° 03/2013, solicitando, novamente, a adequação do portal.

Outra medida foi o encaminhamento, em outubro de 2013, à Prefeitura de São José de Ribamar, de ofício solicitando esclarecimentos sobre as razões da recorrente omissão quanto à adequação do portal. No documento, foi fixada a data de 30 de outubro de 2014, como prazo improrrogável para a adequação.

Passado o período, nenhuma medida foi adotada pela prefeitura. Foi, então, expedido ofício, requerendo informações sobre a situação atual do Portal da Transparência. Não houve atendimento ao pedido do MP-MA.

Irregularidades

Neste ano, por meio de sua Assessoria Técnica, o Ministério Público verificou dez irregularidades no portal, entre elas, a falta de informações sobre repasses e transferências de recursos financeiros; prestações de contas; folha de pagamento e cargos.

Também faltam informações atualizadas sobre processos licitatórios e seus respectivos resultados, além de editais de licitação e contratos celebrados pela administração. Outra constatação foi a falta de relatórios resumidos da execução orçamentária e de gestão fiscal.

Estão ausentes, ainda, um campo para pesquisa de conteúdo para permitir o acesso fácil às informações e ferramentas de acessibilidade a pessoas com deficiência.

“O Portal da Transparência do Município está funcionando precariamente e totalmente alheio aos pedidos do MP-MA. Isso cria um empecilho para que vereadores, cidadãos e instituições do município tenham acesso a todas as informações acerca da gestão pública, como determina a legislação”, relata a promotora.

A Prefeitura de São José de Ribamar informou, por meio de nota, que, até o momento, o município não foi notificado oficialmente sobre a Ação Civil ajuizada pela Ministério Público. Veja, abaixo, a nota na íntegra.

Até o momento, a administração municipal não foi notificada oficialmente a referida ação civil proposta pelo Ministério Público. São José de Ribamar é um dos poucos municípios maranhenses que, atendendo o que determina a Lei de Acesso a Informação, possui hospedado no seu site (www.sjr.ma.gov.br) e à disposição da população e órgãos de controle externo um Portal da Transparência contendo informações diversas sobre despesas, receitas; dentre outras.

A Prefeitura informa, ainda, que a Secretaria Municipal de Planejamento, Administração e Finanças (SEMPAF) já adotou novas medidas e mecanismos que irão otimizar, ainda mais, o referido Portal. As mesmas entrarão em operação nas próximas semanas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.