Greve de garis

Garis entram em greve em São José de Ribamar

Categoria exige reajuste no salário e no tíquete-alimentação.

Imirante.com, com informações da Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – Os garis estão em greve, desde essa segunda-feira (8), no município de São José de Ribamar. A categoria exige reajuste salarial de 20% e tíquete-alimentação no valor de R$ 370.

A empresa responsável pelo setor, no município, ofereceu reajuste de 5,9%, porém a proposta foi rejeitada. Como forma de chamar atenção, a categoria realiza, nesta manhã, uma passeata pela cidade. Segundo o Sindicato de Asseio e Conservação, eles vão acampar em frente à sede da Prefeitura de São José de Ribamar.

Ouça as informações do repórter Domingos Ribeiro para a Rádio Mirante AM:

Por meio de nota, a Prefeitura de São José de Ribamar informou que o problema da greve dos agentes de limpeza é um impasse entre a empresa ECO-V e o Sindicato dos Garis da cidade. Sendo que, a prefeitura não tem responsabilidade no caso. No entanto, a administração municipal, tentando evitar maiores transtornos à população, “vem mantendo contato direto com representantes da empresa e do Sindicato no sentido de contribuir para que as partes cheguem a um acordo”, informou.

Veja a nota na íntegra

Sobre a greve dos garis, a Prefeitura informa:

A situação envolve a ECO-V, empresa licitada e responsável pelo gerenciamento do sistema de limpeza pública do município de São José Ribamar, e o Sindicato dos Garis da cidade, entidade que representa à categoria, formada por funcionários da referida empresa. Portanto, trata-se de uma relação entre o agente patronal e a classe trabalhista.

A Prefeitura, com o objetivo de evitar maiores transtornos à população, vem mantendo contato direto com representantes da empresa e do Sindicato no sentido de contribuir para que as partes cheguem a um acordo. Nesta manhã, por exemplo, já aconteceram reuniões de representantes do município com as partes envolvidas.

A Prefeitura, também é importante salientar, já notificou a EVO V para que a mesma tome todas as medidas necessárias objetivando resolver o impasse, regularizando a coleta seletiva e evitando prejuízos à população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.