Vacinação

Vacinação contra o Sarampo é prorrogada em São José de Ribamar

As doses estão disponíveis em todos os Postos e Unidades Básicas de Saúde do município.

Imirante.com, com informações da Prefeitura de Ribamar

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Foi prorrogada até o próximo dia 22 de março a campanha emergencial de vacinação contra o Sarampo. A vacinação acontece em toda a Grande Ilha de São Luís e foi uma determinação do Ministério da Saúde, visto que, este ano, foram confirmados 61 casos da doença no Ceará e quatro em Pernambuco. A imunização, portanto, se faz necessária em função do grande fluxo de pessoas que transitam pelos Estados da região Nordeste.

Em São José de Ribamar, as doses da vacina continuam disponíveis em todos os Postos de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da cidade. Devem receber a dose da vacina crianças entre seis meses e cinco anos de idade. A meta da Prefeitura ribamarense é vacinar 12.651 crianças enquadradas nesta faixa etária, sendo que até o momento 53% deste quantitativo já foi vacinado.

O Sarampo é uma doença de elevada transmissibilidade, sendo que a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, ao espirrar, ao falar ou respirar. O vírus pode ser transmitido de quatro a seis dias antes, ou até quatro dias após o aparecimento dos sintomas, sendo o período de maior transmissibilidade, dois dias antes e, dois dias após o início da doença.

Ano passado foram registrados 200 casos da doença no país. Destes, 190 ocorreram na Região Nordeste, em crianças menores de 12 meses, com a prevalência de 49% dos casos em Pernambuco e 51% no Ceará.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.