Mau cheiro

Lixo causa transtornos na feira da Vila Sarney Filho I

Em meio a pontos comerciais e residências, um terreno baldio virou depósito de lixo.

Jorge Martins/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – Pessoas que moram e trabalham nos arredores da feira da Vila Sarney Filho 1, em São José de Ribamar (MA), convivem diariamente com uma situação incômoda: o mau cheiro. Sem dispor de um local mais adequado para o descarte do lixo, os feirantes jogam os resíduos em um terreno baldio, que fica em meio a vários pontos comerciais e residências.

A denúncia partiu de uma moradora da área e foi apurada pela reportagem do Imirante, que se deslocou até o local e presenciou, além do problema do lixo, a falta de estrutura. A estudante Tárcia Santiago vive nas proximidades da feira e diz que toda a população acaba ficando sujeita a contrair doenças devido ao acúmulo de sujeira. “Como estudante da área da saúde, eu sei o quanto temos que preservá-la”, comenta.

Na falta de um local mais apropriado, os feirantes descartam o lixo no terreno que fica entre casas e pontos comerciais. (Foto: Jorge Martins/Imirante)
Na falta de um local mais apropriado, os feirantes descartam o lixo no terreno que fica entre casas e pontos comerciais. (Foto: Jorge Martins/Imirante)

Já Flor de Maria, tesoureira da Associação dos Feirantes da Vila Sarney Filho 1, relata que a situação já foi bem pior. Antes, não havia sequer esse terreno para jogar o lixo, que acabava sendo descartado em qualquer lugar. Flor de Maria conta que algumas melhorias vêm sendo realizadas. Hoje, os resíduos produzidos na feira são recolhidos duas vezes por dia. Entretanto, ela concorda que o mau cheiro continua sendo um problema e que muito ainda precisa ser feito. “É o único lugar que tem pra jogar o lixo. Enquanto não fizerem a reforma e um lixeiro próprio, a gente joga aqui (no terreno baldio)”, explica.

A reforma a que se refere a representante da Associação dos Feirantes é prometida pela prefeitura há cerca de três anos. Segundo Flor de Maria, o governo municipal chegou a comprar a área que fica atrás da feira para realizar obras de ampliação e de melhorias estruturais, mas os trabalhos ainda não foram iniciados.

Feirantes e moradores reclamam da falta de estrutura adequada e cobram mais rapidez na reforma da feira. (Foto: Jorge Martins/Imirante)
Feirantes e moradores reclamam da falta de estrutura adequada e cobram mais rapidez na reforma da feira. (Foto: Jorge Martins/Imirante)

Ana Lúcia Rodrigues, que trabalha na feira há sete anos, admite que houve uma certa melhora, mas revela que ainda não está satisfeita. “Antes, o lixo era dentro da feira. Melhorou um pouco, mas o fedor continua”, revela. Outros vendedores acusam feirantes de bairros vizinhos de jogar seu lixo na feira da Vila Sarney Filho, o que contribui para aumentar o mau cheiro.

Os comerciantes que trabalham nas ruas próximas à feira também se sentem prejudicados pela situação. “Às vezes o cliente chega aqui, não aguenta o cheiro e vai embora sem comprar”, lamenta Jaldecy Ferreira, dona de uma loja de roupas localizada em frente ao terreno que virou depósito de lixo. Outros comerciantes também reclamam que o local fica aberto e acaba sendo utilizado como esconderijo para usuários de drogas.

Posicionamento da prefeitura

Sobre o assunto, a prefeitura de São José de Ribamar afirma que já está elaborando o projeto arquitetônico da nova feira e que a pauta já foi discutida com os feirantes. Leia a nota na íntegra:

A referida feira é administrada pela Associação de Feirantes da Sarney Filho. O recolhimento dos resíduos sólidos produzidos no local, assim como no terreno localizado atrás da Feira e citado por você, é feito diariamente pela Prefeitura. A Prefeitura está elaborando o projeto arquitetônico para construção de uma nova Feira. Esta pauta, inclusive, já foi repassada e discutida com os feirantes que, na sua maioria, prefere ainda trabalhar no local já existente. A construção de uma nova feira é um assunto que voltará a ser discutido com os feirantes e usuários. O objetivo é construir um espaço dotado de toda a infraestrutura necessária para oferecer comodidade aos comerciantes e clientes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.