Invasão

Casas do Residencial Nova Terra são depredadas por invasores

Depois de notificação para desocupar imóveis, algumas famílias saíram do local, mas antes arrancaram pias, forros e até portas.

Gisele Carvalho / O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Várias unidades habitacionais do Residencial Nova Terra, que faz parte do programa federal Minha Casa, Minha Vida, foram depredadas depois do início da Operação Zodíaco na manhã de segunda-feira, dia 12, por famílias que ocupavam as casas de forma irregular. Antes de deixar as unidades, os invasores quebraram portas e janelas e até saquearam os imóveis. Foram levados vasos sanitários, pias, chuveiros, torneiras, entre outros. Segundo a superintendência regional da Caixa Econômica Federal (CEF), a segurança será reforçada no residencial para evitar mais depredações. A primeira fase da Operação Zodíaco foi a notificação dos invasores para que deixem as casas que ocupam há quatro meses. De 26 a 30 deste mês, quem não tiver saído dos imóveis será retirado com apoio da Polícia Federal.

Muitas casas depredadas estão localizadas na Rua Signo de Áries no residencial. Paredes foram rabiscadas dentro e fora das casas, portas foram arrancadas dos portais e a maioria dos forros foi danificada. Além disso, os invasores roubaram aparelhos de cozinha e de banheiro. Nem mesmo a caixa d'água que abastece outras residências foi poupada, prejudicando os moradores contemplados pelo programa que já receberam suas casas.

Segundo a moradora Tereza Gomes, dona de casa, muitas pessoas que foram contempladas tentaram ocupar suas casas, mas os invasores não permitiram. Quando foram informadas da reintegração de posse, as pessoas começaram a depredar as casas.

"Eu estou aqui desde 5 de abril e vi contemplado sair chorando porque quem invadiu disse que não saía da casa. Agora, desde domingo, quando souberam da notificação, eles estão indo embora. Mas, antes, estão quebrando tudo para o dono não poder vir morar. É só de mal", disse Tereza Gomes.

Segundo a superintendência regional da Caixa Econômica Federal, os prejuízos serão avaliados somente após a reintegração de posse. Para evitar que mais famílias cometam atos de vandalismo como os que já foram registrados, será reforçada a segurança no local.

A depredação pode ter sido uma tentativa de frustrar a intenção da Caixa de que as pessoas que foram contempladas pelo Minha Casa, Minha Vida recebessem suas casas logo após a reintegração de posse. Para isso, deveria ser emitido um laudo pela construtora e feita a assinatura do contrato imediatamente.

Operação - A Operação Zodíaco trata da reintegração de posse de cerca de 3 mil imóveis em favor da Caixa. O Residencial Nova Terra tem 4.051 unidades habitacionais. Oficiais da Justiça Federal iniciaram segunda-feira (12), com apoio da Polícia Federal, a entrega de notificações para que as pessoas que invadiram os imóveis deixem o local. De 26 a 30 deste mês, os ocupantes que insistirem em permanecer no local serão retirados, com o auxílio da Polícia Federal.

Inicialmente, o cronograma da operação previa que a entrega das notificações se estendesse até o dia 16. Mas ainda ontem, ao meio-dia, foi concluída a entrega dos documentos. Os prazos para a reintegração de posse continuam fixados.

Segundo o delegado regional de combate ao crime organizado da Polícia Federal, Alexandre Lucena, algumas pessoas já estão deixando o residencial de forma pacífica. Diferentemente dos invasores que depredaram os imóveis, outras pessoas estão solicitando aos policiais que façam o pedido do envio de caminhões para que possam fazer a mudança de seus móveis. "Algumas pessoas já estão saindo. E o que nós vemos é que são ordeiros. Não sofremos nenhum tipo de hostilidade por parte deles", afirmou.

Veja, nas fotos de Diego Chaves de O Estado, como ficaram as casas.

Casas do Residencial Nova Terra são depredadas por invasores

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.