Consciência Negra

Igualdade Racial ganha departamento

A cerimônia de assinatura do projeto ocorreu na Escola Municipal de Música de São José de Ribamar.
Imirante 22/11/2009 às 20h44

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Como parte da programação festiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado na última sexta-feira (20) em todo o país, o prefeito Luis Fernando Silva (DEM) assinou projeto de lei, de autoria do Executivo Municipal, criando na estrutura administrativa da Prefeitura de São José de Ribamar o Departamento de Igualdade Racial.

A cerimônia de assinatura do projeto ocorreu na Escola Municipal de Música de São José de Ribamar, onde foi promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Ribamar (SEMCEL) uma vasta programação cultural voltada para comemorar o Dia da Consciência Negra no município. A programação, promovida pela Prefeitura ribamarense, também incluiu apresentações de grupos afros e teatrais na Casa de Cultura Alto de São Benedito, no bairro Moropóia, e na praça do povoado Jussatuba, na zona rural da cidade.

A criação do Departamento de Igualdade Racial, de acordo com Luis Fernando, é o reconhecimento das lutas históricas do movimento negro brasileiro e ribamarense. “Além disso, a criação desta unidade administrativa reafirma o compromisso do nosso governo com a construção de políticas públicas voltadas aos interesses reais de indivíduos e grupos raciais e étnicos afetados pela discriminação”, afirmou o prefeito ribamarense.

Para Aristelmo Sousa, do grupo Afro Aruanda, que se apresentou na Escola de Música, a criação de um Departamento de Igualdade Racial demonstra o compromisso da administração Luis Fernando em criar políticas públicas eficazes de inclusão social.

Avaliação parecida fez o cantor Chico Maranhão, que também se apresentou na Escola de Música. “A administração pública deve investir em políticas públicas direcionadas para todas as etnias. Somente desta forma, conseguiremos diminuir as desigualdades raciais e sociais que existem no Maranhão. A administração Luis Fernando está de parabéns”.

O projeto de lei criando o Departamento de Igualdade Racial será apreciado ainda esta semana pela Câmara Municipal e deverá ser aprovado de forma unânime. O referido Departamento ficará atrelado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda (SEMAS).

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José de Ribamar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.