Ribamar

Juizado adota boas práticas para melhorar atendimento

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

SÃO LUÍS - A juíza Susi Ponte de Almeida suspendeu o atendimento ao público na última quarta-feira (21) no Juizado Especial Cível e Criminal de São José de Ribamar, com o objetivo de implantar novas práticas de gestão no órgão, visando o cumprimento das determinações judiciais em tempo hábil e o eficiente atendimento aos jurisdicionados.

A decisão foi tomada após reunião com os servidores para tratar da implementação do “Guia de Boas Práticas de Gestão das Secretarias Judiciais”, elaborado pelo Núcleo de Planejamento Estratégico do Judiciário. Na reunião, a juíza fixou metas e ações concretas para atingir os objetivos almejados.

Uma das medidas sugeridas foi que os servidores trabalhassem oito horas diárias durante dois dias por mês. Nos próximos dias, deve acontecer uma palestra motivacional sobre o trabalho dentro dos juizados, e ainda, reuniões mensais com os servidores para debater sobre as práticas adotadas.

“Para conseguir a necessária melhoria da prestação jurisdicional era preciso realizar mudanças estruturais, materiais e, principalmente, comportamentais dos servidores, primando pela organização e agilidade dos serviços judiciários”, disse.

Como estímulo ao cumprimento da iniciativa, a juíza realizará em dezembro o sorteio de um livro entre os servidores que cumprirem as metas estabelecidas, havendo permanente acompanhamento acerca das tarefas fixadas para cada servidor da secretaria judicial do juizado de Ribamar.

Boas práticas

O Guia de Boas Práticas foi desenvolvido por juízes e servidores da justiça. Sua função é auxiliar na busca pela metodologia de trabalho mais adequada à realidade de cada orgão, para que as secretarias judiciais das respectivas varas possam alcançar níveis de excelência em estrutura e organização, de forma a proporcionar a construção de um Judiciário mais rápido e eficaz.

As informações são da Corregedoria Geral da Justiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.