São João dos Patos

Conferência do Parlamento Juvenil do Mercosul no MA será aberta nesta quinta

Evento será encerrado nesta sexta (18), com a divulgação da "Carta de São João dos Patos".

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS - Para discutir sobre a educação que a juventude maranhense prioriza para o ensino médio na rede estadual de ensino, o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro, abre nesta quinta-feira (17), no auditório do Colégio Valmar, em São João dos Patos, a 1ª Conferência do Parlamento Juvenil do Mercosul no Maranhão. O encontro, que terá a participação de mais de 300 estudantes, é promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Unidade Regional de Educação (URE), e será encerrado nesta sexta-feira (18), com a divulgação da "Carta de São João dos Patos".

O Maranhão será representado na conferência pela jovem Erislane Campos da Silva, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio do Centro de Ensino Adonias Lucas de Lacerda, de Sucupira do Norte. Ela apresentará o projeto como tema "O ensino médio que queremos".

Erislane Campos está comprometida com este projeto de políticas sociais. "Meu objetivo como parlamentar juvenil do Mercosul é representar a juventude maranhense por uma educação cada vez melhor, sem interferência de desigualdades e vulnerabilidades que afetam a vida estudantil", afirmou.

Erislane Campos da Silva foi a vencedora entre três estudantes de escolas públicas estaduais selecionados para participar da etapa nacional do projeto Parlamento Juvenil do Mercosul. Ela disputou a vaga com Hendreu Barros Silva e Inglyd Dayanne Leite Castro.

A conferência integra o calendário de eventos realizados em todo o Brasil para divulgar o Parlamento Juvenil entre as juventudes e discutir propostas sobre como melhorar o ensino médio e a qualidade de vida dos jovens. A primeira conferência aconteceu em Tocantins e a edição maranhense é a décima no calendário nacional.

Durante os dois dias do encontro, estarão presentes 300 estudantes de ensino médio de escolas da rede estadual de ensino dos municípios de Barão de Grajaú, Benedito Leite, Buriti Bravo, Colinas, Jatobá, Lagoa do Mato, Nova Iorque, Pastos Bons, Paraibano, Passagem Franca, São João dos Patos, São Domingos do Azeitão, São Francisco do Maranhão, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão, além de universitários, professores e autoridades da educação no estado.

Durante a realização do evento serão discutidos temas como inclusão educativa; educação sexual; hábitos e vida saudável; direitos humanos, comunicação e participação; participação cidadã; educação ambiental e sustentabilidade; cultura jovem e redes sociais.

A coordenadora estadual do Parlamento Juvenil do Mercosul, Négile Dorneles, lembrou que Erislane Campos é a segunda aluna da rede estadual de ensino selecionada como parlamentar do Mercosul. "É interessante ressaltar o interesse dos jovens pelo projeto, que aumenta a cada mandato. A Seduc está fornecendo todo o apoio necessário à realização do evento, pela relevância à formação e ao aprendizado dos jovens", destacou.

Projeto

Criado em 2010, o Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do setor educacional do Mercosul, coordenada pelos Ministérios da Educação do Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Educação (Unicef), Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco), International Institute for the Developmentof Citizenship (IIADAC) e Organização dos Estados Americanos (OEA).

O projeto é composto no Brasil por 27 jovens parlamentares, um de cada Estado da Federação e Distrito Federal, compondo a delegação brasileira no Mercosul. Os parlamentares têm o mandato de dois anos. O atual mandato teve início em agosto de 2012 e se estenderá até agosto de 2014.

Nesse período, os jovens debatem várias questões no intuito de elaborar um documento final, destacando os anseios do grupo em relação à qualidade do ensino médio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.