Justiça

Farmácias são fechadas por descumprirem TAC

Um dos motivos do fechamento foi a ausência de registro.

Divulgação/MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
Todos os estabelecimentos são de São João Batista.
Todos os estabelecimentos são de São João Batista. (Arte: Maurício Araya/Imirante.com)

SÃO JOÃO BATISTA - Uma ação conjunta do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Farmácias (CRF) notificou, na quarta-feira (19), a farmácia de Atenção Básica Municipal e fechou as farmácias do Trabalhador e Diniz por terem descumprido Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o MP-MA. Todos os estabelecimentos são da cidade de São João Batista (a 280 km da capital).

No acordo, assinado em outubro do ano passado, as farmácias e drogarias da comarca se comprometeram a cumprir, no prazo de 13 meses, a lei federal, que obriga os estabelecimentos a possuírem um farmacêutico de plantão e licença sanitária. Outro motivo do fechamento foi a ausência de registro no Conselho Estadual de Farmácias.

O TAC foi proposto pela titular da Comarca de São João Batista, a promotora de Justiça Maria do Nascimento Carvalho Serra.

O termo proposto pelo MP-MA baseou-se na Lei nº 5.991/73, que “dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos e dá outras providências”. Também é fundamentado pela súmula nº 413, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que trata da responsabilidade técnica de farmacêuticos por farmácias e drogarias.

A fiscalização quanto à regularização dos estabelecimentos ficou a cargo do CRF-MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.