Ações criminosas

Homem é preso suspeito de crimes de agiotagem no interior do Maranhão

Segundo a Polícia Civil, o suspeito emprestava dinheiro a juros e, com ameaças, obrigava os devedores a pagar, além de reter seus documentos e cartões magnéticos.

Imirante.com, com informações da Polícia Civil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Material apreendido com o suspeito.
Material apreendido com o suspeito. (Foto: divulgação / Polícia Civil)

SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO – A Polícia Civil do Maranhão prendeu, na manhã desta quinta-feira (8), um homem suspeito de crimes de agiotagem no município de São Francisco do Maranhão, cidade distante 595 km de São Luís.

Segundo informações da polícia, a prisão do suspeito se deu durante a operação ‘Onzenário’, expressão empregada a pessoa que possui usura. A operação visa apurar a prática de crimes de agiotagem na cidade de São Francisco do Maranhão.

Ainda de acordo com a polícia, as investigações tiveram início a partir de boletins de ocorrência registrados na Delegacia de São Francisco do Maranhão, em que, segundo apurado, o suspeito emprestava dinheiro a juros e, com ameaças, obrigava os devedores a pagar com ameaças, além de reter seus documentos e cartões magnéticos.

A polícia também revelou que, na casa do suspeito, foram apreendidos dinheiro em espécie, cartões bancários – inclusive de idosos e de programas assistenciais federais (Bolsa Família) – , notas promissórias, contratos, máquinas de cartão, agendas e anotações do empreendimento criminoso, além de smartphones e mercadoria de telefonia celular sem nota fiscal e sem comprovação de pagamentos de tributos, além de um motocicleta modelo Honda Twister.

O suspeito foi atuado pelos crimes de descaminho, usura, apropriação indébita, retenção de documentos e apropriação indevida de rendimentos e cartão de pessoa idosa. Após ser conduzido à Delegacia de São Francisco do Maranhão, o suspeito foi encaminhado ao Sistema Penitenciário Estadual, Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) da cidade de São João dos Patos, onde responderá pelos crimes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.