Saúde pública

Abandono de animais é caso de saúde pública em São Francisco do Maranhão

O Ministério Público do Maranhão expediu uma recomendação para que a Prefeitura promova campanhas de conscientização no município.

Imirante.com, com informações do MPMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
A Prefeitura de São Francisco do Maranhão deve tomar providências no prazo de 60 dias.
A Prefeitura de São Francisco do Maranhão deve tomar providências no prazo de 60 dias. (Foto: Divulgação)

SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO - Devido ao grande número de animais soltos transitando pelas ruas e arredores do município de São Francisco do Maranhão, o Ministério Público do Maranhão expediu uma Recomendação, em 6 de fevereiro, à Prefeitura para que promova campanhas educativas, objetivando conscientizar a população dos malefícios e riscos da criação e circulação de animais soltos na cidade.

A manifestação, assinada pela promotora de justiça Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira, ressaltou que os animais soltos causam transtornos também na estrada MA-278, onde podem causar acidentes com veículos que transitam na via.

Na Recomendação, a promotora de justiça destacou o art. 15 da Lei Estadual nº 10.169/2014, que veda o abandono de animais.

Polícias

A manifestação também recomendou à Polícia Militar que identifique os proprietários dos animais e efetue a condução deles à Polícia Civil. Por sua vez, a Polícia Civil deve elaborar o procedimento correspondente ao crime previsto no artigo 132 do Código Penal, que trata da exposição da vida ou da saúde de outrem a perigo direto e iminente, cuja penalidade é detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.

As providências tomadas devem ser comprovadas junto à Promotoria de Justiça no prazo de 60 dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.