São Domingos do Maranhão

MP-MA fez intermediação que pôs fim à greve dos servidores municipais em São Domingos do Maranhão

Imirante, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS - O fim da greve dos servidores municipais de São Domingos do Maranhão (a 497 km de São Luís), que paralisaram suas atividades há mais de 50 dias, foi viabilizada pela intermediação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), que promoveu reunião no dia 7 com as categorias envolvidas e a prefeitura. Após três horas de negociação, que contou com a participação de três vereadores representando o Legislativo municipal, um acordo encerrou o movimento.

Em relação aos professores, a administração municipal se comprometeu a conceder um reajuste salarial de 7,97%, devolver os valores descontados durante o período da greve e a criar um grupo formado por representantes da Prefeitura e do Sindicato dos Servidores para estudo do valor do abono salarial. Este benefício é previsto na lei que criou o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que prevê o repasse aos professores dos recursos remanescentes desse fundo, por meio de abono.

Quanto aos guardas municipais, por sugestão do Ministério Público, foi criada comissão com o fim de elaborar plano de cargos e salários para a categoria.

O promotor de Justiça Aarão Carlos Lima Castro, titular da Promotoria de São Domingos do Maranhão, esclareceu que o Ministério Público decidiu promover a intermediação, sobretudo pelos prejuízos causados aos alunos das escolas municipais com a greve. “Procuramos atuar como agente modificador para encontrar uma solução que beneficiasse toda a coletividade”, comentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.