Tribunal de Justiça do Maranhão

Pensão para ex-prefeitos e cônjuges é inconstitucional

Na cidade de Santa Rita, a Justiça declarou medidas inconstitucionais.

Imirante.com, com informações do TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
Segundo o TJ-MA, leis obrigavam o pagamento de pensão a ex-prefeitos, estendendo o benefício aos seus cônjuges viúvos, sem que tenham contribuído para a Previdência Social.
Segundo o TJ-MA, leis obrigavam o pagamento de pensão a ex-prefeitos, estendendo o benefício aos seus cônjuges viúvos, sem que tenham contribuído para a Previdência Social. (Foto: Divulgação)

SANTA RITA – A Justiça do Maranhão declarou inconstitucional o Artigo 76., caput e parágrafo único da Lei Orgânica de Santa Rita e da Lei n° 33/2000, bem como não reconheceu a legalidade da Lei n° 13/1982 do município. Segundo o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), as leis obrigavam o pagamento de pensão – em valor equivalente ao subsídio dos vereadores – a ex-prefeitos, estendendo o benefício aos seus cônjuges viúvos, sem que tenham contribuído para a Previdência Social.

A ação direta de inconstitucionalidade foi proposta pela Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), defendendo a ilegalidade da norma, já que a Constituição Estadual prevê pagamento de subsídios a agentes políticos e servidores públicos, sem extensão a outras pessoas. Segundo a PGJ, a previsão de pagamento da pensão lesaria o erário ao instituir benefícios previdenciários sem a devida contribuição dos beneficiários.

O relator da ação, desembargador Raimundo Barros, constatou a violação a princípios constitucionais como moralidade e impessoalidade, previstos tanto na Constituição Federal como na Estadual, que atrelam os atos da Administração Pública à ética institucional, honestidade e ao comportamento conforme o interesse público e não de pessoas determinadas.

“Resta claro que a pensão conferida a ex-prefeito, em decorrência de simplesmente ter ocupado o cargo eletivo, encontra vedação nas Constituições Federal e Estadual”, frisou o relator.

O magistrado elencou, ainda, julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF) reconhecendo a inconstitucionalidade em casos semelhantes, por estipularem critérios acerca do Regime Geral de Previdência Social.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.