Preparação

IFMA lança preparatório online para o Enem 2020

Projeto Estud@rjuntos está disponível aos alunos interessados pela internet, com programação semanal.

Divulgação / IFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Campus do IFMA em Santa Inês.
Campus do IFMA em Santa Inês. (Foto: Reprodução / TV Mirante)

SANTA INÊS - O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês, por meio do Comitê Local de Prevenção do Coronavírus e vários servidores docentes, iniciou nessa segunda-feira (11) o projeto Estud@rjuntos, que consiste na realização de diversas atividades didáticas voltadas para preparação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020). Essas atividades serão transmitidas pela internet, tendo em vista a necessidade de isolamento social durante o período da pandemia da Covid-19.

O público-alvo do projeto são os alunos do ensino médio, principalmente aqueles que realizarão o Enem esse ano em busca de uma vaga no ensino superior. O projeto visa possibilitar aos alunos acesso aos conteúdos contemplados nas quatro áreas de conhecimento que integram o Enem, bem como apresentar informações gerais sobre o exame (edital, inscrição, convocações, recursos, entre outros) e indicar leituras e pesquisas sobre assuntos relacionados ao processo (dicas de concentração e memorização, dicas de estudos, escolha da profissão, filmes, temas polêmicos atuais, entre outros).

A organização do projeto envolve profissionais ligados à equipe gestora, docente, pedagógica e administrativa do IFMA campus Santa Inês. A adesão é voluntária, portanto está aberta à participação daqueles que tiverem interesse em contribuir com alguma ação, compartilhando seus conhecimentos e experiências. De acordo com Elicia Silva de França, pedagoga do campus, a adesão dos professores da formação geral foi fundamental para o desenvolvimento do projeto. “No momento da apresentação do projeto aos professores, percebemos de imediato que havia interesse por parte dos mesmos em participar da ação. Foram muitas perguntas, dúvidas e contribuições levantadas por eles. Foi gratificante perceber a disponibilidade e o interesse dos professores em contribuir com os alunos e a instituição.

As tecnologias da comunicação e informação serão as grandes aliadas do projeto. Todo material produzido será veiculado de maneira virtual (a distância), postado em redes sociais, grupos de WhatsApp, site oficial da instituição, entre outros meios digitais.

Durante o período de execução do projeto haverá uma programação semanal, com publicações diárias, de segunda a sexta-feira, podendo ser uma atividade didática de uma determinada disciplina ou abordagem de um tema relacionado ao Enem, feito por um especialista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.