Esquema

Quadrilha que fraudava benefícios do INSS é desarticulada em Santa Inês

Segundo a polícia, a organização atuava há vários anos pelo interior do Estado.

Imirante.com, com informações da SSP

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32

­­­[e-s001]

SANTA INÊS – Policiais civis, representados pela 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), 1° e 2° Distritos Policiais (DPs) da cidade de Santa Inês, deflagraram a Operação "Vida Eterna" que resultou na prisão de cinco suspeitos de fazer parte de uma organização criminosa que fraudava benefícios previdenciários.

De acordo com as informações da polícia, a organização atuava há vários anos pelo interior do Estado do Maranhão, tendo lesado a previdência em milhões. Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos realizavam a falsificação de documentos de identidade, carteiras de trabalhos, certidões diversas, utilizando para isso a documentação de pessoas que já estavam mortas, e outras recrutadas e que, posteriormente, realizavam a inserção desses documentos junto ao INSS, para recebimento dos benefícios. A organização contava, ainda, com a ajuda de servidores do INSS e de bancos credenciados, para facilitar a fraude.

A operação
A operação "Vida Eterna" que resultou na prisão de cinco suspeitos. Foto: Divulgação / SSP

Foram presos Jane Isterfany, seu marido Michael Ribeiro, seu irmão Marcos da Conceição, Maria Raquel e Felipe Augusto. A mãe de Isterfany, identificada como Isabel da Conceição, está foragida e é considerada pela polícia a chefe do esquema fraudulento.

Com os suspeitos foram apreendidas 50 carteiras de identidade falsificadas, 150 carteiras de trabalho falsificadas, 100 cartões de crédito e de benefício fraudados, vários outros documentos e procurações falsificadas, carimbos utilizados para falsificar as CTSP, R$11mil em dinheiro, um veiculo Ônix, um veículo Versa, duas motocicletas, aparelhos telefônicos, computador, cadernos contendo anotações da contabilidade e de contas e benefícios e vários comprovantes de saques e de consultas bancárias e do INSS.

A organização contava, ainda, com a ajuda de servidores do INSS e de bancos credenciados. Foto: Divulgação / SSP
A organização contava, ainda, com a ajuda de servidores do INSS e de bancos credenciados. Foto: Divulgação / SSP

Os cinco suspeitos foram autuados por estelionato previdenciário, falsificação de documentos públicos, falsificação de documentos particulares, falsidade ideológica, uso de documentos falsos e pelo crime de organização criminosa. As duas mulheres do grupo serão enviadas para Penitenciária de Pedrinhas, e os três homens presos serão encaminhados para Unidade Prisional Ressocialização de Santa Inês (UPRSI).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.