Raiva

Morcegos hematófagos são capturados na Raposa

Eles são os principais transmissores de raiva em herbívoros.

Imirante.com, com informações da Aged

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
A operação ocorreu em atendimento à notificação de que os morcegos estavam atacando animais da região.
A operação ocorreu em atendimento à notificação de que os morcegos estavam atacando animais da região. (Imirante.com)

Foram capturados, de 12 a 13 de abril, seis morcegos hematófagos na Ilha de Cururupu, no município de Raposa. A operação ocorreu em atendimento à notificação de que os morcegos estavam atacando animais da região. Os morcegos hematófagos são os principais transmissores de raiva em herbívoros.

Conforme explica a fiscal agropecuária, Sonivalde Santana, a raiva é uma zoonose, por isso, tem importância para a saúde pública e para a economia. “O Maranhão tem uma diversidade de vegetação e um rebanho muito grande. Então, existe uma oferta de alimentação muito grande para os morcegos. Aqui, nós já tivemos casos de raiva em seres humanos, causada por morcegos, há 10 anos”, esclareceu.

Após capturar os animais, os agentes aplicam uma pasta vampiricida (à base de substâncias anticoagulantes) no dorso do animal. “Como eles têm o hábito de se lamber, em poucos dias, um dos morcegos que capturamos pode matar de 15 a 20 outros morcegos”, explica a fiscal.

Vacinação antirrábica

Desde 2015, ações de controle da raiva em herbívoros tem se intensificado. Com elas, se tornou obrigatória a vacinação antirrábica anual de bovinos e bubalinos a partir do 1º ano de vida em 43 municípios maranhenses.

Durante o mês de maio, em que acontece a primeira fase da campanha de vacinação contra febre aftosa, pretende-se conscientizar os produtores sobre a importância de fazer o controle da raiva em todo o estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.