Em Porto Franco

Estudantes participam de aula agroflorestal em Porto Franco

A visita foi realizada no município de João Lisboa e Campestre do MA.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
A visita foi realizada no município de João Lisboa e Campestre do MA.
A visita foi realizada no município de João Lisboa e Campestre do MA. (Foto: Divulgação/ Assessoria)

PORTO FRANCO - Os estudantes da primeira turma do curso técnico em Agronegócio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Avançado Porto Franco participaram de aula na agrofloresta do Centro de Estudos do Trabalhador Rural (Central), no povoado Pé de Galinha, no município de João Lisboa, a 18 km de Imperatriz.

Em seguida, realizaram uma visita técnica à granja Vale Ouro localizada no município de Campestre do Maranhão. No Central, foram recepcionados por jovens e monitores da Casa Familiar Rural de Amarante e pelo coordenador José Gusmão Pereira Júnior para conhecer a agrofloresta que foi implantada numa área degradada.

A área possui, hoje, horta agroecológica e espécies florestais e frutíferas nativas do cerrado e Amazônia, além de abrigar criação de caprinos, aves e abelhas. O uso de intensivo de agroquímicos havia levado área a perder as suas características naturais e hoje está recuperada.

Na granja, o grupo foi acompanhado pelo técnico Edmundo que apresentou as instalações, equipamentos e o manejo de frango de corte, demonstrando que a avicultura é uma atividade promissora para a região.

A ação permitiu aos estudantes realizarem análises de situações concretas, com fundamento em conteúdos estudados em sala de aula. Para a aluna Luana Alves a visita na granja foi muito proveitosa e interessante. “Na prática eu aprendo muito mais”, afirmou. “Com a visita foi possível conhecer o meio ambiente e como produzir frangos com qualidade, de onde vem e como são criados”, disse ela.

A atividade, realizada no dia 26 de novembro, foi coordenada pelos professores Nasaret Moraes, Felipe Muniz, Régia Braz, João Lima e Katharine Soares com a colaboração do diretor do Campus Porto Franco, Júlio César Nascimento e do professor Lindemberg Costa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.