Rio Tocantins

Embarcações estão impedidas de navegar no Rio Tocantins

Com o leito seco, embarcações estão ancorados às margens do rio.
Imirante Imperatriz01/10/2016 às 10h03

PORTO FRANCO – Apesar das chuvas na Região Tocantina nessa quinta e sexta-feira, o nível no Rio Tocantins, praticamente não subiu. Com o leito seco, embarcações estão ancorados às margens do rio, nos portos de Porto Franco (MA) e Tocantinópolis (TO).

Os barcos de passageiros e a balsa que fazem a travessia de veículos estão sem atividades. A baixa nas águas do Tocantins não oferece condições para a navegação.

As principais causas da seca, a mais crítica dos últimos anos, são atribuídas ao longo período de estiagem e à barragem de Estreito que faz diminuir a corrente de água para encher o reservatório da hidrelétrica controlada pelo Consórcio Estreito Energia Usina Hidrelétrica Estreito (CESTE).

Em Imperatriz, a situação da vazante do rio também é caótica. Mesmo com a forte chuva de 72 milímetros na noite de quinta-feira, o nível subiu apenas dez centímetros. O rio atingiu na manhã dessa sexta-feira (30), 3,24 centímetros, apenas dez centímetros a menos da marca registrada na tarde do dia 29.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.