Meio Ambiente

Comunidade de Pirapemas realizará primeiro corte e venda de madeira certificada

A ação é resultado do convênio de Meio Ambiente firmado entre Governo Federal e Associação Educação e Meio Ambiente.

Divulgação/EMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20

PIRAPEMAS - O projeto de assentamento São José da Vitória, em Pirapemas, irá se beneficiar do corte e venda da matéria do Sabiá, espécie arbórea que ao longo de seu desenvolvimento contribuiu também para a recuperação do solo degradado. O corte das estacas do Sabiá e a venda serão realizados entre os dias 26 e 28 de dezembro.

O cultivo do Sabiá em fileiras é uma tecnologia que a Associação Educação e Meio Ambiente (EMA) vem adotando na prestação de serviços no âmbito do convênio de Meio Ambiente firmado com o Governo Federal através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária: “observando as práticas tradicionais de cultivo soubemos que as áreas onde abunda o Sabiá – Mimosa caesalpiniifolia também conhecida como “unha de gato” e “sansão-do-campo” - são áreas muito férteis, para onde os agricultores costumavam ir quando o solo já estava muito degradado. A novidade é o cultivo em fileiras com manejo adequado dessa espécie que garante, além da recuperação e conservação do solo, madeira legal, certificada para a venda”, afirma Maria Elisabeth Detert, agrônoma e presidente da EMA.

Maria Detert explica ainda o potencial do Sabiá para a pacificação do mercado de madeira: “todos nós sabemos que a madeira, sobretudo na região em nossa região amazônica, é motivo de muita disputa territorial e derramamento de sangue. O valor de uma experiência como essa está em provar que vale a pena plantar madeira e obter resultados de venda que estejam associados à outros valores, como preservação ambiental, segurança, cooperação, etc.”

O que: Beneficiamento da comunidade São José da Vitória através do corte e venda de madeira legal

Quando: entre os dias 26 e 28 de Dezembro de 2017

Onde: P.A São José da Vitória, Pirapemas, Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.