Hemomar

Hemomar realizará coleta externa de sangue em Pinheiro

Voluntários precisam seguir regras essenciais.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Foto: Reprodução)

PINHEIRO - O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) realizará, na quinta (26) e sexta-feira (27), uma ação para doação voluntária e coleta sanguínea na Baixada Maranhense. O Hemonúcleo de Pinheiro será a base de apoio para coletar as doações com funcionamento das 8 às 18h.

Os profissionais do Hemomar alertam que os voluntários dispostos a fazer a doação e ajudar a salvar vidas precisam seguir regras essenciais. É indispensável que o doador tenha entre 16 e 77 anos, para pessoas acima de 60 anos é necessário já ter doado pelo menos uma vez. Além disso, o doador deve gozar de boa saúde, pesar acima de 50 kg, estar devidamente alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica por um período de até 12 horas antes da coleta, nem ter fumado pelo menos duas horas antes.

Quem tiver idade abaixo de 18 anos deve apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais, por meio de consentimento formal. Os homens devem respeitar um prazo mínimo de dois meses e as mulheres de três a contar da última doação. Para as gestantes ou mães amamentando, a doação não é recomendada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.