Meio ambiente

Tragédia ambiental no Rio Pericumã

Atualizada em 27/03/2022 às 13h21

SÃO LUÍS - Os habitantes de Pinheiro foram surpreendidos ontem à tarde, com o surgimento de uma faixa de aproximadamente 3 quilômetros de peixes mortos no curso do rio Pericumã, na direção da nascente, entre Pinheiro e Palmeirândia.

O Rio Pericumã tem sua nascente localizada entre o município de Pedro do Rosário e os limites da zona rural de São Bento. A foz é na Baía do Cumã, próximo ao município de Guimarães. O rio é a principal fonte de água e de alimento para boa parte da população pinheirense.

A tragédia foi tema do pronunciamento do deputado Victor Mendes, que ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa esta manhã. O deputado pediu o apoio de técnicos do IBAMA, do Laboratório de Hidrobiologia (Labohidro), da Ufma, e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para avaliar a extensão do dano e as causas da tragédia ambiental.

Para Victor Mendes, a prioridade agora é identificar a causa da tragédia e prevenir eventuais outros danos. “Até o momento, não se sabe o que causou a morte dos peixes e a preocupação é com a população do município, extremamente dependente da pesca como fonte de alimento e renda”.

Outro aspecto preocupante, conforme lembrou o deputado, é o abastecimento de água de Pinheiro, cuja fonte principal é o Rio Pericumã.

“Estamos buscando auxílio técnico para conhecer as causas do dano e ajudar a população de Pinheiro, inclusive com informações confiáveis acerca do ocorrido, até para agir preventivamente, se for o caso, evitando mais problemas”, explicou Victor Mendes, lamentando a tragédia.

Assista ao vídeo da tragédia. As imagens são de Adenilson Lima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.