Condenação

Cinco irmãos são condenados por assassinato

Vítima tinha rixa com um dos assassinos.

Imirante.com, com informações do TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Arte: Maurício Araya/Imirante.com)

PINDARÉ-MIRIM - Os irmãos Jackson Hughes, Howard Hughes, Auricélio e Adriano Correa Mendonça e Zeferino Pinto Mendonça Júnior foram condenados, cada um, a 19 anos e 3 meses de reclusão, pelo assassinato de Márcio Ronne Alves Soares, na noite do dia 1º de julho de 2005, em uma casa no Campo Agrícola, na cidade de Pindaré-Mirim, interior do Maranhão. Auricélio, conhecido como “Bitel", já cumpre pena por outro crime, em presídio no Rio de Janeiro, de onde foi trazido para julgamento em São Luís.

Os réus foram pronunciados para o júri popular na Comarca de Pindaré-Mirim e, por decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão, o processo foi desaforado para São Luís, sendo o julgamento realizado pelo 2º Tribunal do Júri da capital, na última quarta-feira (11). Não compareceram à sessão, presidida pelo juiz Gilberto de Moura Lima, no Fórum Des. Sarney Costa, os acusados Howard Hughes, havendo informação de que ele já faleceu, e Adriano Mendonça, considerado foragido. Todos devem cumprir a pena em regime fechado.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Auricélio Correa Mendonça e seus irmãos bebiam em no bar de um amigo e no momento em que a vítima passou pelo local foi apontada como sendo a pessoa que teria tido uma desavença com Adriano Mendonça. Em seguida, os cinco acusados deslocaram-se para a casa da vítima com a intenção de resolver a antiga rixa. Ao chegarem, chacinaram o rapaz que ainda tentou buscar refúgio em uma casa vizinha.

Outros julgamentos

Ainda no 2º Tribunal do Júri, foi condenado a 12 anos de reclusão Julielson Sousa Mesquita, o “Tizil”, pela morte de Cledeilson Souza Santos, na madrugada do dia 28 de maio de 2010, no bairro do Portinho. O julgamento ocorreu no último dia 05 de março. Nessa mesma data, o Conselho de Sentença do 1º Tribunal do Júri, presidido pelo juiz Osmar Gomes dos, condenou a 2 anos de reclusão Yasser Assad Rocha, acusado de assassinar o próprio cunhado Jhonatan Araújo dos Santos, após desentendimento entre a vítima e a irmã, então esposa do réu, no dia 9 de outubro de 2012, na Vila Conceição.

Já no 3º Tribunal do Júri, Tiego Medeiros Silva foi condenado a 14 anos e 6 meses de reclusão por assassinar, com uma facada no coração, a namorada Claudiana Bezerra Cutrim, no dia 03 de agosto de 2013, na Praia do Caolho. O julgamento foi presidido pela juíza Kátia Coelho de Sousa Dias, na última quarta-feira (11).

No dia seguinte, sexta-feira (13), também no 3º Tribunal do Júri, foi condenado a 11 anos de reclusão Fernando Carvalho de Oliveira, pela morte da própria tia Antônia Carvalho de Oliveira, com quem o réu morava no bairro Nova República. O crime ocorreu no dia 31 de agosto de 2008, na casa da vítima. O réu esganou e desferiu vários golpes de faca na tia, arrastou o corpo para o terreno da casa vizinha, cobrindo-o com folhas de bananeira. Em seguida, enterrou suas roupas e as da vítima.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.