Concurso de 2017

Justiça determina nomeação de aprovados em concurso público

O município de Penalva e o prefeito Ronildo Campos têm o prazo de 30 dias para cumprirem determinação judicial.

Divulgação/MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
Município de Penalva.
Município de Penalva. (Arte: Imirante.com)

PENALVA - O Poder Judiciário determinou, na última terça-feira (17), que o município de Penalva e o prefeito Ronildo Campos nomeiem, no prazo de 30 dias, os aprovados no concurso público e façam a imediata exoneração dos servidores contratados temporariamente que estejam ocupando cargos de servidores concursados. A decisão liminar foi tomada após pedido do Ministério Público do Maranhão.
Também foi determinado, ao chefe do executivo municipal, o pagamento de multa no valor de R$ 2 mil, por dia de atraso, pelo descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Maranhão (MP-MA) em 9 de março de 2017. O pedido de execução foi feito pelo promotor de Justiça Rogernilson Ericeira Chaves.

O acordo estabelecia o prazo de nove meses para que o município e o prefeito realizassem o certame, além de abster-se de contratar temporariamente, sem base em lei municipal específica.

Apesar de o concurso ter sido realizado em 4 de julho de 2017, o prazo para nomear e empossar os candidatos aprovados expirou e o município e o prefeito Ronildo Campos não obedeceram às obrigações previstas no TAC.

No mesmo prazo de 30 dias, os dois réus devem apresentar à Justiça a lista atualizada de todos contratos temporários na administração municipal, com indicação de nomes e respectivos cargos ocupados.

A liminar foi concedida pelo juiz Carlos Alberto Matos Brito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.