Pedreiras e Trizidela do Vale

Rio Mearim transborda, invade casas e desabriga moradores em Pedreiras e Trizidela do Vale

Moradores foram abrigados em uma escola da rede municipal.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
 Rua alagadas em Trizidela do Vale. Foto: Divulgação.
Rua alagadas em Trizidela do Vale. Foto: Divulgação.

SÃO LUÍS – O período chuvoso é sempre apreensivo para quem mora nas cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale. As duas são separadas pelo Rio Mearim e ligadas por uma ponte. O inverno tem sido rigoroso e consequentemente o Rio tem aumentado o seu volume de água. Nos últimos dias, o rio transbordou e chegou a alagar ruas inteiras do bairro Matadouro, lugarejo mais pobre de Pedreiras, Rua do Campo, próximo ao Parque Maratá e ruas do bairro Baixada, ambos em Trizidela do Vale.

 Rua do Campo, próximo ao Parque Maratá, em Trizidela do Vale. Foto: Divulgação.
Rua do Campo, próximo ao Parque Maratá, em Trizidela do Vale. Foto: Divulgação.

Na rua São Pedro, em Pedreiras, houve casos mais extremos. Um Igarapé próximo transbordou e invadiu as casas, obrigando os moradores a abandona-las. Ao todo, seis famílias foram desabrigadas e alojadas em uma escola da rede municipal. A escola também está em área de risco de alagamento o que preocupa os recém desabrigados.

 Móveis de moradores em escola da rede municipal. Foto: Divulgação.
Móveis de moradores em escola da rede municipal. Foto: Divulgação.

A região já passara por uma situação crítica em 2009, quando as duas cidades foram alagadas devido a cheia do Rio Mearim, provocadas pelas chuvas de um inverso rigoroso. O caso chegou a ser assunto em vários veículos de imprensa nacional.

A rua onde fica o Poço Artesiano da Companhia de Saneamento Ambiental, em Pedreiras, foi totalmente tomadas pela água, como mostra o vídeo abaixo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.