Julgamento

Justiça dissolve Conselho de Sentença em Pedreiras

Mães de acusados teriam coagido jurados a darem sentença favorável aos réus.

Divulgação/MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41

PEDREIRAS - A pedido do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), foi dissolvido, neste mês julho, o Conselho de Sentença da Comarca de Pedreiras, que atuaria no julgamento dos réus Ozael Dantas Neto, Paulo Vinícius do Nascimento Rodrigues e João Batista dos Santos, acusados pelo homicídio qualificado de Raimundo Sales Pereira, conhecido como “Raimundo da Van”.

O crime aconteceu no dia 21 de setembro de 2012, no município de Trizidela do Vale (Termo Judiciário da comarca). Raimundo da Van foi alvejado com seis tiros, enquanto se preparava para trabalhar.

A solicitação foi formulada pelos promotores de Justiça Sandra Soares de Pontes (titular da 1ª Promotoria da Comarca) e Benedito Coroba, que atuou como auxiliar no julgamento.

Clima de desconforto e medo

Os representantes do MP-MA constataram que as mães de dois dos acusados visitaram os possíveis jurados, mesmo antes de suas notificações judiciais, e pediram a absolvição dos réus, gerando “clima de desconforto e medo”.

Mesmo achando que o réu deveria ser condenado, um dos possíveis jurados afirmou à mãe de um dos acusados que absolveria o réu, por medo de represálias contra ele e sua família.

A decisão de dissolver o Conselho de Sentença da Comarca de Pedreiras foi proferida pelo juiz da Comarca, Marcos Adriano Ramos Fonsêca.

O juiz também determinou a instauração, pelo delegado de Trizidela do Vale, de inquérito policial para apurar as circunstâncias das visitas aos possíveis jurados.

O município de Pedreiras é localizado a 276 km de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.