Atividade de caça ilegal

PF prende caçador ilegal de animais silvestres

Foi colocado tornozeleira no investigado, para que ele não tenha acesso à zona rural.

Divulgação/PF-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43

SÃO LUÍS - A Polícia Federal no Maranhão (PRF-MA) cumpriu, nessa quarta-feira (29), na cidade de Pedreiras, mandado de busca e apreensão com o objetivo de localizar e apreender objetos relacionados à atividade de caça ilegal.

Conforme apuração, o caçador mantinha ainda um canal na internet destinado à divulgação de vídeos, com cerca de quarenta vídeos publicados. A maioria dos vídeos ensinava técnicas de caça de animais silvestres, com imagens filmadas durante a caça realizada nas proximidades de Pedreiras. O vídeo mais popular tinha, aproximadamente, 180 mil visualizações e os vídeos já foram retirados da internet. Os fatos constituem, em tese, crimes pelo Artigo 29. da Lei de Crimes Ambientais e Art. 287 do Código Penal.

Durante o cumprimento, foi localizado o material utilizado nas filmagens (câmeras, cartões de memória, roupas camufladas, armadilha, lanterna e apitos para atrair a caça), bem como carne de caça, duas gaiolas vazias e um viveiro com uma ave viva.

 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Foram encontradas, ainda, duas armas caseiras (conhecidas como “soca-soca” ou “por fora”) e material destinado à fabricação de arma artesanal, além de pólvora, chumbo, buchas e espoletas que seriam utilizadas para municiar tais armamentos. O homem foi preso em flagrante pela posse irregular de arma de fogo e munição (Artigo 12 do Estatuto do Desarmamento), com pena prevista de até três anos de detenção.

 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O preso foi conduzido até a Superintendência da Polícia Federal onde foi feita a autuação em flagrante. Quanto à posse de arma de fogo foi arbitrada fiança, sendo ainda instalada medida cautelar diversa da prisão, consistente na colocação de monitoramento eletrônico (tornozeleira eletrônica), com proibição de acesso do investigado à zona rural do município de Pedreiras, aos locais de mata ou qualquer outro local propício à prática da caça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.