Polícia

Após cirurgia, cinegrafista baleado em Pedreiras passa bem

Hilton Brito Costa, 36, foi alvejado por três disparos enquanto trabalhava.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

PEDREIRAS – O cinegrafista baleado nessa terça-feira (4) na cidade de Pedreiras, interior do Estado, passou por cirurgia nesta quarta (5) e já está em recuperação no Hospital Geral de Pedreiras. Hilton Brito Costa, 36, é cinegrafista da TV Atenas, afiliada a Rede Bandeirantes. Ele estava trabalhando no cidade há um mês, substituindo outro cinegrafista.

Hilton foi baleado enquanto estava em frente à emissora para fazer imagens de blocos de Carnaval. Duas balas perfuraram a perna e uma atingiu o abdômen. Após o atentado, ele foi encaminhado para o hospital em estado grave, com hemorragia. O cirurgião Alan Roberto, responsável pela cirurgia, disse que, agora, o cinegrafista passa bem e não corre risco de morte.

Em recuperação, Hilton diz que possivelmente foi vítima por engano. “Devem ter me confundido com alguém, esta é a única explicação”. A vítima dos disparos afirma que não se envolve em brigas e que os disparos foram efetuados diretamente contra ele.

A polícia do município iniciou as investigações para apurar e solucionar o caso. Para auxiliar nas investigações, os policiais buscam imagens de segurança das câmeras próximas ao local. Funcionários da emissora e testemunhas serão ouvidos pela polícia.

O cirurgião disse que “o estado de saúde do paciente ainda inspira cuidado”. Hilton segue internado em recuperação no hospital, não há previsão de alta.

Repercussão

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) manifestou repúdio ao atentado acontecido em Pedreiras enquanto o cinegrafista exercia sua função. O presidente da Associação, Daniel Pimentel Slaviero, informou que "é extremamente preocupante a escalada de violência contra jornalistas que, desde o início deste ano, vitimou seis profissionais". A Abert solicitou que as autoridades do estado do Maranhão apurem mais este crime, que não pode ficar impune.

Leia a nota na íntegra:

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) manifesta seu repúdio ao atentado contra o cinegrafista Hilton Costa Brito, da TV Atenas, afiliada da TV Bandeirantes no Maranhão. O crime ocorreu na tarde desta terça-feira, 4, em Pedreiras, a 245 quilômetros da capital.

Brito foi atingido por três tiros enquanto aguardava, em frente à emissora, para fazer o registro de imagens de blocos de carnaval. De acordo com a polícia, um veículo estacionou próximo ao local, e um dos três ocupantes saiu do carro e efetuou os disparos.

Brito foi ferido em uma das pernas e no abdômen e encaminhado para o Hospital Nossa Senhora das Graças em estado grave.

É extremamente preocupante a escalada de violência contra jornalistas que, desde o início deste ano, vitimou seis profissionais.

A Abert apela às autoridades do estado do Maranhão para que apurem mais este crime, que não pode ficar impune.

DANIEL PIMENTEL SLAVIERO
Presidente

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.