Contra o HPV

Ministério da Saúde retoma campanha de vacinação de meninas

Meta da Secretaria Municipal de Saúde é atingir 80% do público-alvo.

Imirante.com, com informações da Secom Paço do Lumiar

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
( Foto: Divulgação / Secom Paço do Lumiar)

PAÇO DO LUMIAR - A vacinação estará disponível, a partir desta segunda-feira (16), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís. Neste ano o publico da 1ª dose, são meninas entre 9 e 11 anos, porém, adolescentes de 12 e 13 que não receberam a primeira imunização ainda têm direito, bem como, portadoras do vírus HIV na faixa etária entre 9 anos e 26 anos.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar é atingir 80% do público-alvo, estimativa que, de acordo com a coordenadora de imunização, Michelle Katiuscia Melo, precisará da mobilização e apoio da família para o enfrentamento da doença, se dirigindo com as adolescentes, até o posto de saúde mais próximo.

“O preconceito e falta de informação ainda são entraves que comprometem a vacinação contra o HPV. A intenção do Ministério da Saúde (MS), em parceria com os Estados e prefeituras é prevenir mais casos de câncer e consequentemente mortes ocasionadas pelo vírus. A vacinação é uma importante ferramenta de prevenção”, disse a coordenadora.

Escolas

A Semus em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e escolas privadas e estaduais de Paço do Lumiar, iniciará intervenções levando informação e doses da vacina. Ainda de acordo com Michelle Katiuscia, essa foi uma ação de grande impacto no ano passado e que deve ser fundamental para o alcance da meta do município de Paço do Lumiar.

Para garantir a eficácia da vacina são necessárias três doses, em intervalos de seis meses e cinco anos após a primeira. A vacina foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.