Décio sá
Da Editoria de Política
Os prefeitos candidatos à reeleição, em sua maioria, são os grandes favoritos a continuar no comando dos maiores municípios do Maranhão, de acordo com levantamento feito por O Estado considerando apenas os principais concorrentes, cujas candidaturas ainda serão homologadas nas convenções partidárias que começam a ser realizadas esta semana.
Os prefeitos reeleitos de Pinheiro, Filuca Mendes, e Paço do Lumiar, Gilberto Aroso (ambos do DEM), tentarão emplacar aliados por não poderem participar da eleição como candidatos. O primeiro aposta no vice-prefeito José Arlindo (DEM), enquanto Aroso quer emplacar a tia, a peemedebista Carmem Aroso (leia texto ao lado).
Em Balsas, o prefeito Francisco Coelho (PDT) concorrerá à reeleição tendo como companheiro de chapa Francisco Martins (PTB). Nos últimos dias surgiu a possibilidade de o tucano Luiz Rocha Filho participar da disputa pela Prefeitura, em uma candidatura articulada pelo deputado federal Roberto Rocha (PSDB). Também estaria no páreo o jornalista Cantidiano Freitas (PP), que quer trocar a vaga de vereador que ocupa atualmente pelo comando do município.
Também é certa a candidatura à reeleição do prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano, o Nenzim (PV). Com ele, devem concorrer o pedetista Marcos Pacheco, o ex-prefeito Avelar Sampaio e Jessivaldo Costa, conhecido como Jessivaldo da Farmácia (PRP).
divisão
Em Pinheiro, a situação do democrata está sendo facilitada pela divisão dos adversários. Eles tentaram, sem sucesso, reeditar a coligação que levou Jackson Lago (PDT) ao Palácio dos Leões, nas eleições de 2006. Após muitas reuniões, jantares e almoços em busca de um consenso, cada um resolveu seguir seu rumo: o advogado Luciano Genésio (PSB), o médico Leonaldson Castro, o Dr. Léo (PDT), e o ex-prefeito Pedro Lobato (PSDB).
Em Codó, a situação é inversa. Com a administração marcada por denúncias de corrupção, o prefeito Biné Figueiredo (PDT) pode acabar se beneficiando do racha entre os oposicionistas Zito Rolim (PV) e a ex-deputada Cristina Archer (PTB), que conta com o apoio do ex-marido e ex-prefeito Ricardo Archer (PMDB). Com poucas chances de vir a surpreender, o ex-prefeito José Inácio (PSB) lançou seu nome na disputa pela Prefeitura.
Bacabal
Uma situação difícil de reeleição de prefeito no cargo acontece em Bacabal, administrado pelo neopedetista Raimundo Lisboa. Para renovar o mandato, ele enfrentará seu "pai" político, o ex-prefeito José Vieira (PP). Tentando aproveitar-se da briga dos agora desafetos, a empresária Taugi Lago (PMDB) mantém-se na disputa com chances de vitória. Em 2004, ela retirou a candidatura um dia antes da eleição por ser considerada inelegível. O problema ocorreu porque o filho, o então vice-governador e hoje deputado estadual Jura Filho (PMDB), assumiu o governo seis meses antes da eleição, deixando-a inelegível. Mesmo assim, a eleição foi apertada e Lisboa venceu, na época contanto com o apoio do prefeito José Vieira, por uma diferença de apenas 600 votos.
Em Caxias, os dois principais grupos políticos devem voltar a se enfrentar. Denunciado em nível nacional e destaque negativo em todos os telejornais da TV Globo por desvio de recursos, o prefeito Humberto Coutinho (PDT) tenta manter-se no poder contra o grupo do ex-deputado Paulo Marinho, que deve lançar a ex-deputada Márcia Marinho (DEM). A disputa pode ter ainda a participação de Robério Cantalice ou Chico Souza (PRTB/PST); professor Roldão Barbosa ou Tom dos Montes, pelo PT.
Apoiada na boa administração que vem realizando, a prefeita de Timon, Socorro Waquim (PMDB), enfrenta novamente o grupo do ex-prefeito Chico Leitoa (PDT). Inelegível por ter contas de sua gestão rejeitadas, o hoje diretor do Departamento de Infra-Estrutura e Transporte (Deint) vai apostar tudo na candidatura do filho, o ex-deputado Luciano Leitoa (PSB).
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.